Estão abertas até segunda-feira, 28 de setembro, as inscrições para o 4º Seminário de Pré-Aposentadoria que o Sismmar promove em conjunto com o Sifar. As vagas são limitadas a cem pessoas. A inscrição pode ser feita pelo fone fixo 3642-1280, pelo celular 8753-5167 (Tim) ou pelo e-mail sismmar@gmail.com.

Os debates começam às 8h30min de 1º de outubro, quinta-feira, e se estendem por todo o dia, na sede do Sismmar.

Servidores do magistério e das demais categorias do serviço municipal são convidados, em especial aqueles que contam menos de 10 anos para se aposentar.

Cinco temas relacionados à aposentadoria e ao Fundo de Previdência serão trabalhados.

Os professores Hector Paulo Burnagui e Giovana Piletti, representantes dos servidores nos Conselhos Administrativo e Fiscal do FPMA vão abordar questões do fundo. Vão falar sobre “A ampliação da autonomia do FPMA e o papel dos governos frente aos Regimes Próprios de Previdência”.

O atuário Luiz Cláudio Kogut tratará da situação atual do FPMA, versando sobre os impactos e perspectivas das aposentadorias.

O panorama dos investimentos realizados pelo FPMA será apresentado por Liane Judite Muraro.

As regras e trâmites de concessão das aposentadorias voluntária e compulsória será o assunto do advogado Ludimar Rafanhim.

A advogada Camila Rafanhim de Borba vai explicar os detalhes da aposentadoria por invalidez, sobre os critérios para o pagamento de proventos proporcionais ou integrais.

Paralelamente será exposta uma coleção de fotografias mostrando os seis anos de trabalhos no Coletivo de Aposentadas/os do Sismmar.