Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Na edição de hoje do jornal O Popular, os sindicatos Sismmar e Sifar publicaram a Carta dos Sindicatos de Trabalhadores Municipais da Região Metropolitana e de Curitiba.

A carta é uma resposta dos servidores municipais de Curitiba, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais e de Pinhais aos prefeitos destas cidades que, no âmbito da Assomec, fizeram um pacto contra os trabalhadores do serviço público. A Assomec é a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Leia a CARTA DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA E DE CURITIBA. Clique aqui para abrir e aqui para baixar

Os prefeitos se reuniram no dia 15 e divulgaram e formaram um pacto para congelar os salários e atacar os direitos dos servidores por meio de um ajuste fiscal. No entanto, os lucros dos empresários financiadores das campanhas eleitorais e os altos salários dos cargos comissionados e funções gratificadas são mantidos. Em alguns casos, são até ampliados.

Eles tentam jogar a conta da crise e da incompetência desses governos nas costas dos trabalhadores.

Outra posição assumida pelos sindicatos é combater a criação de um fundo privado de previdência complementar para os servidores da região metropolitana. A proposta do prefeito de Curitiba Rafael Greca é um risco alto. Esses fundos privados priorizam o lucro dos bancos e administradores, sem garantir qualquer segurança para os trabalhadores. Se o fundo falir, ninguém é punido (apesar da lei) e os contribuintes ficam sem a aposentadoria.

what you need to know

in your inbox every morning