Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Depois da carreira – tema de ontem – a Jornada de Trabalho dos Trabalhadores da Educação é o assunto debatido no segundo dia da Sessão Extraordinária do Fórum em Defesa da Escola Pública.

O debate é orientado por Lucas Lipka Pedron, mestrando em Filosofia pela UFPR, e ocorre na sede do Sismmar. Foi realizado pela manhã e à tarde, para favorecer o comparecimento dos interessados.

É de interesse do capital fazer com que trabalhadores permaneçam mais tempo produzindo riqueza para seus patrões por um custo menor possível. Para o trabalhador, é tempo de vida que ele vende por valor irrisório, que não provê o mínimo necessário para a subsistência de sua família.

Esta lógica empresarial contamina o setor público e, na educação, leva à superlotação de turmas, redução da hora-atividade, à precarização das condições de trabalho, ao corte de direitos e ao achatamento de salários.

O projeto é internacional e imposto aos países por meio de organismos como o Banco Mundial. Reduz o papel do professor na formação dos estudantes ao mudar o objetivo das unidades de ensino, que deixam de se preocupar com a formação humana e a difusão do conhecimento e se fixam a desenvolver competências e habilidades para o mercado de trabalho. A educação deixa de ser um meio com potencial transformador para ajustar o ser humano às necessidades do capital.

A sessão extraordinária do Fórum Municipal da Escola Pública segue até sexta-feira, com programação que instiga ao debate profundo. Participe!

Sessão Extraordinária do
Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública,
Gratuita, Laica e Universal de Qualidade

A participação em cada grupo adicionará 4 horas na carga horária da XX Sessão. A comissão organizadora orienta que professoras/es compareçam na hora-atividade.

22 de agosto, quarta-feira, 8h30 ou 13h30, no Sismmar
· Regime de Previdência dos Trabalhadores da Educação

23 de agosto, quinta-feira, 8h30 ou 13h30, no Sismmar
· Formação Inicial e Continuada dos Trabalhadores da Educação

24 de agosto, sexta-feira, 8h30 ou 13h30, no Sismmar
· Saúde dos Trabalhadores da Educação

what you need to know

in your inbox every morning