reunião com SMED

reunião com SMEDNesta quarta-feira (24), as direções do SISMMAR e do SIFAR estiveram reunidas com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED) para tratar das condições de trabalho dos servidores da Educação durante a pandemia. Durante o encontro virtual, os sindicatos conseguiram importantes avanços para a categoria.

A Secretaria se comprometeu em redigir uma Instrução Normativa em conjunto com os sindicatos. Entre as novas instruções para os profissionais da Educação do município, está a determinação para o fechamento das unidades educacionais por trinta dias, com exceção para a entrega de alimentos às famílias.

A entrega e devolução de atividades deve ser concomitante à entrega dos kits, evitando que as famílias se desloquem por mais de uma vez. As direções sindicais também pleitearam que, nesses dias, os profissionais sejam chamados de forma escalonada a fim de alternar o quadro de servidores entre as entregas.

Ou seja, a determinação é para que os servidores trabalhem em regime remoto. O distanciamento social e evitar aglomerações e reuniões presenciais neste momento são mais do que necessários.

O protocolo dos horários de trabalho e orientações, tanto para a comunidade escolar quanto para as direções das unidades, também estão contemplados no novo documento da SMED. Para a comunidade escolar, a orientação é para que as famílias evitem de ir até as escolas e CMEIs. Para os diretores, a instrução é para evitar que os profissionais extrapolem o horário de trabalho.

Vale ressaltar que as medidas que estão presentes na Instrução Normativa são fundamentais para evitar a disseminação da Covid-19 no município. Principalmente neste momento em que a curva está ascendente em todo o Paraná e Araucária apresenta números de casos e de óbitos aumentando, além de sofrer com a falta de leitos e insumos.

Os avanços conquistados na reunião são de grande importância para a categoria, já que anteriormente a Secretaria havia publicado um documento apenas com orientações. As direções do SISMMAR e do SIFAR reforçaram a necessidade de que a mantenedora elaborasse uma determinação, em vez de orientações, já que as medidas de combate ao coronavírus precisam ser cumpridas em todas as unidades.

Os sindicatos e a SMED redigiram a Instrução Normativa encaminhada aos servidores. CLIQUE AQUI para visualizar o novo documento.

Seguimos firmes pela defesa da vida e por nenhum direito a menos!