contratação via PSS

contratação via PSSNa manhã de hoje (25), as direções do SISMMAR e do SIFAR estiveram presentes na Câmara Municipal de Araucária a fim de acompanhar a segunda discussão e votação do Projeto de Lei 2254/2019, de iniciativa do Prefeito Hissam, que visa permitir a contratação de funcionários da Prefeitura por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Durante a primeira mesa de negociação de data-base com o prefeito, realizada no dia 23 de maio, ambos os sindicatos já haviam se posicionado de forma contrária à contratação através de PSS. O que SISMMAR e SIFAR pedem é que Hissam realize concursos públicos para atender as necessidades de atendimento à população e para garantir os direitos dos trabalhadores do município, já que as contratações via PSS são vínculos empregatícios frágeis e temporários.

Na ocasião, o Prefeito se comprometeu em realizar concursos públicos. No entanto, hoje, em segunda votação na Câmara Municipal, o PL 2254/2019 foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes e seguirá para a sanção do Executivo nos próximos dias.

Com isso, agora a Prefeitura tem aval para contratar funcionários via PSS por um ano. Como já é de praxe em Araucária, quem paga a conta é o trabalhador, que terá uma forma de contratação que não garante seus direitos trabalhistas e nem estabilidade; e também o povo, que fica impedido de criar vínculos com os servidores da Prefeitura.

O SISMMAR e o SIFAR estiveram presentes representando os trabalhadores. Em suas falas, mencionaram a falta de organização da gestão e denunciaram a precarização de trabalho dos contratados via PSS. Continuaremos na luta por concursos públicos!

Firmes!