antifascista

antifascistaO que houve no Centro Cívico, em Curitiba, na noite deste 1º de junho foi muito mais do que quebradeira. Trata-se da manifestação de repúdio ao fascismo e racismo do governo Bolsonaro e da voz da população preta, que não admite mais nenhum negro assassinado pelas mãos do Estado. O recado é claro: vidas negras importam!

Por parte dos governos e da imprensa tendenciosa, a tentativa é de criminalizar manifestações legítimas. No último domingo (31), elas também ocorreram em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, e foram reprimidas pelo braço armado do Estado. Em Curitiba, pessoas foram agredidas e presas quando o ato já estava encerrado.

O momento é de muita tensão no Brasil. As manifestações antifascistas e antirracistas estão deixando claro que muitos brasileiros não aceitam a injustiça da morte do menino João Pedro Mattos, de 14 anos, assassinado em casa durante uma ação policial. O garoto e tantos outros pretos que já não estão mais aqui para lutar, porque foram assassinados sem direito à defesa, são representados por uma parte da população que exige o fim do genocídio da juventude negra.

Para além disso, essas manifestações pelo país também deixam claro o repúdio ao discurso nazifascista de Jair Bolsonaro e seus apoiadores. No episódio mais recente, bolsonaristas chegaram a fazer uma marcha com homenagem à criminosa e racista Ku Klux Klan e aos atos feitos por supremacistas brancos em 2017, nos Estados Unidos. Esse é o caminho que o desgoverno continua seguindo e não faz questão de esconder.

O Estado violento leva a população oprimida a ter comportamentos violentos. Enquanto as ações e os discursos atentarem contra a vida do povo, e principalmente do povo pobre e preto, haverá reação das massas. A juventude negra, a periferia e os trabalhadores estão provando aqui e nos Estados Unidos que estão dispostos a lutar por seus direitos.

Coerente com seus princípios de luta e solidariedade de classe, o SISMMAR vem a público prestar apoio ao movimento antifascista e reforçar a exigência pelo fim do genocídio da população preta! Chega de discurso nazifascista! Chega de toda e qualquer opressão do Estado! Fora, Bolsonaro!

FIRMES! Só a Luta Muda a Vida