SISMMAR e SMED se reúnem

SISMMAR e SMED se reúnemNa tarde de ontem (16), a diretoria do SISMMAR participou de duas reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Por parte do governo, estavam presentes a Secretária de Educação, Adriana Chaves Palmieri, a Diretora do Departamento de Chefia Técnico Administrativa da SMED, Muriel Szymanski, a Diretora Geral Leonice Lara Lacerda, o Procurador do Município, Simon Gustavo Caldas de Castro, e o Secretário de Governo Genildo Carvalho.

Na primeira reunião, que estava marcada para as 15h mas só teve início às 15h30 a pedido da Secretária de Educação que estava em outra reunião, o objetivo era tratar da pauta do Magistério, que inclui a revisão do parecer que congela a carreira da Docência I, a regulamentação da jornada de trabalho da Docência II e a aplicação de 33,33% de Hora-Atividade, entre diversas outras reivindicações.

Ou seja, esperava-se que nessa reunião os representantes da SMED e Procuradoria Geral do Município (PGM) apresentassem as devidas propostas em relação às reivindicações dos trabalhadores da educação. No entanto, isso não aconteceu, pois, apesar de se dizer amplamente democrática e aberta ao diálogo com os servidores, a SMED continua sem dar a devida importância às pautas do Magistério.

Como no encontro desta terça-feira não foi possível ter as respostas que a direção sindical e os trabalhadores buscam, o SISMMAR irá oficiar um novo pedido de reunião com a SMED. Nesse sentido, esperamos que a Secretária de Educação tenha agenda para que este novo encontro aconteça o quanto antes.

Reunião Pedagogas

SISMMAR e SMED se reúnemNa segunda reunião, que teve início às 16h, além da direção do SISMMAR e dos representantes do governo, também estavam presentes as pedagogas da rede municipal. O objetivo era definir o texto do Projeto de Lei (PL) que altera a nomenclatura do cargo e seguirá para a Câmara de Vereadores de Araucária.

Na ocasião, o Secretário de Governo mostrou a manifestação da PGM, que é contrária à alteração da nomenclatura do cargo de pedagogo para Professor-Pedagogo, e afirmou, assim como o Procurador do Município também o fez, que se dispõe a manifestar-se de forma favorável ao PL e encaminhá-lo para a Câmara.

Assim sendo, ficou agendada para a próxima terça-feira (23), às 16h, na Prefeitura de Araucária, a entrega do PL que altera a nomenclatura do cargo do pedagogo para Professor-Pedagogo aos vereadores.

Porém, com relação à questão previdenciária o Secretário de Governo informou que será preciso discutir caso a caso, e fica garantida a atuação em dois padrões de 20 horas.