Pedagogia Histórico-Crítica em Araucária

Pedagogia Histórico-Crítica em Araucária

Ontem (25) foi realizada a abertura, que ocorreu em dois turnos, dos Grupos de Estudos em Pedagogia Histórico-Crítica (GEPHC) na sede do SISMMAR. No período da manhã o encontro teve início às 8h30, com café da manhã, e no período da tarde a abertura teve início às 13h, com coffe break. Todas as pessoas que participaram já têm carga horária válida para o curso.

Quem deu as boas-vindas aos participantes da formação, através de vídeo, foi o Coordenador dos GEPHC, Prof. Paulino José Orso da Unioeste, que é graduado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle, além de ser Mestre, Doutor e pós-Doutorado em Educação e escritor do livro ‘Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA’ [em parceria com os autores André Paulo Castanha e Julia Malanchen].

Reveja o vídeo:

Já a palestra de abertura, tanto no turno da manhã quanto no da tarde, ficou por conta do Prof. Adjuto de Eudes Fabri, que é psicólogo pela UFPR, mestre em Educação pela Unicamp e doutor em Psicologia Social pela PUC de São Paulo. O tema da fala foi a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Sócio-Histórica de Vigostski.

O mestre em Educação falou sobre as questões de método, de onde surge o conhecimento, e fez uma contextualização com o cenário atual ao explicar que vivemos em uma sociedade que valoriza mais o mérito (títulos) – ou seja, a meritocracia – do que o conhecimento em si.

Fabri também explicou aos presentes as diferenças entre as correntes pedagógicas, destacando as chamadas ‘Pedagogias Hegemônicas Domesticadoras’ ou Pedagogias Liberais, compostas pela Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Pedagogia Tecnicista; e as ‘Pedagogias Progressistas’ ou Pedagogias Transformadoras, compostas pela Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária e Pedagogia Histórico-Crítica.

Acerca da Pedagogia Histórico-Crítica, o objetivo é construir, organizados em grupos de estudos sob a forma de autogestão, uma nova educação para uma nova sociedade.

INSCRIÇÕES

Quer participar dos Grupos de Estudos em PHC em Araucária, mas ainda não se inscreveu? Então, você ainda pode efetuar a sua inscrição até o dia 30 de abril, através do site da Unioeste (https://www5.unioeste.br/portal/) ou presencialmente na secretaria do SISMMAR.

No sindicato, haverá dois grupos com encontros mensais em 2019, sendo um à tarde e um à noite. Esses encontros serão realizados de abril a outubro e a certificação é de 40 horas pela Unioeste.