Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Desde quarta-feira, cerca de 4 mil pessoas estão reunidas em Brasília debatendo propostas para a educação nacional. São professoras/es, pedagogas/os, trabalhadoras/es de escolas, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros, de todas as partes do Brasil.

No dia 19 teve início a edição de 2014 da Conferência Nacional de Educação (Conae),. que se estenderá até domingo, dia 23. Os debates se centram na organização do Sistema Nacional de Educação. Seu funcionamento precisa ser articulado entre união, estados e municípios, em regime de colaboração, e assegurar a participação popular.

A conferência possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades e atribuições de cada esfera pública.

A Conae 2014 foi preparada por etapas municipais e estaduais que aconteceram em 2013. Araucária fez a discussão dos seus temas nos dias 22 e 23 de maio do ano passado, no Salão da Igreja do Perpétuo Socorro.

A Conae se propõe a ser um espaço de debate articulado entre o poder público e a sociedade, para que todos possam participar do desenvolvimento da educação no país. Talvez este seja o motivo por que a mídia esconde o evento do grande público.

A Conae de 2010 deu a base para o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho.

As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

Foto: APP-Sindicato

what you need to know

in your inbox every morning