Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

carol dartora

Neste domingo (06), a mulher negra mais votada para vereadora em Curitiba, Carol Dartora (PT), foi vítima de racismo, injúrias raciais e ameaçada de morte através de e-mail. Conforme denúncia da própria Carol, outras mulheres negras eleitas também receberam ameaças racistas antes mesmo de tomarem a posse.

No sábado (05), um dia antes de Carol receber as ameaças pela internet, o prefeito Rafael Greca (DEM) chegou a afirmar que não existe racismo estrutural. A afirmação de Greca veio, justamente, no momento em que o prefeito comentava a eleição da primeira mulher negra para a vereança em Curitiba.

Como pode Greca dizer que não existe racismo estrutural se a primeira mulher negra só foi eleita em 2020? Se racismo estrutural não existe, então por que os negros estão sendo massacrados pela cor de sua pele? É inaceitável que o prefeito não reconheça o que ocorre não apenas na capital paranaense, mas em todo o país. Racismo estrutural existe e é responsável por ceifar vidas negras todos os dias!

O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) vem a público, portanto, prestar solidariedade à vereadora Carol Dartora e demais vítimas de racismo e ameaças, como a vereadora eleita em Joiville – SC, Prof.ª Ana Lucia Martins, e a prefeita eleita em Bauru – SP, Suellen Rosim. Aproveitamos também para repudiar a fala do prefeito Rafael Greca, que relativizou o racismo.

Nos somamos no pedido para que as ameaças sejam apuradas e os responsáveis punidos. Racismo é crime! Basta!

what you need to know

in your inbox every morning