Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

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A Secretaria Municipal de Educação (SMED) entregou na quinta-feira passada(05) para cada um dos diretores das Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e Centros de Atendimento Especializado de Educação (CAEE) um exemplar das novas “Diretrizes Municipais da Educação”. O novo documento foi produzido por profissionais da Rede Municipal de Ensino e deve orientar o trabalho da educação no município. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro Municipal Formação Continuada (CMFC).

O trabalho de produção das Diretrizes Municipais – que se intensificou nos anos de 2010 e 2011 – começou em 2009, com orientações para a constituição de Grupos de Trabalho nos diversos níveis e modalidade de ensino, atendidos pela educação municipal. Todo o processo culminou com a realização da Semana Pedagógica de 2011, que envolveu todos os profissionais da educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria José Dietrich, essas novas diretrizes substituem a atual, que foi produzida em 2004.  A atualização contempla elementos presentes na legislação educacional, além de fundamentar os processos pedagógicos da Educação Municipal ( implantação do ensino de nove anos, o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, a presença da tecnologia no processo de aprendizagem, dentre outros).

Para a pedagoga Camila Ribeiro, a elaboração das Diretrizes Municipais da Educação foi um momento importante para todos os profissionais da educação. O trabalho coletivo viabilizará uma prática educativa mais reflexiva, que objetiva uma formação humana, preocupada com a promoção de uma sociedade íntegra e com condições de gerir seus projetos de vida e trabalho. 

Participaram do processo de escrita os profissionais da Rede Municipal de Ensino por meio de Grupos de Trabalho. Esses grupos foram compostos por diretores, pedagogos, professores e atendentes infantis. Bem como por profissionais dos Departamentos da Secretaria Municipal de Educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Avaliação Psicoeducacional e Tecnologia Educacional. O documento vai nortear o trabalho  a  partir do espaço escolar.

Com informação da Smed

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