Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Secretaria Municipal de EducaçãoA Secretaria Municipal de Educação (Smed), que é atualmente comandada pela secretária Adriana Chaves Palmieri, segue fingindo se tratar de uma Secretaria democrática e preocupada em ouvir e atender os trabalhadores da Educação, mas sua prática revela absolutamente o contrário.

O SISMMAR e os trabalhadores têm constantemente procurado a secretária, que já participou de outros ataques, como a extinção da carreira da Docência II, para tentar dialogar sobre o retorno presencial e não estão sendo atendidos. De que forma a Smed ainda pode se colocar como democrática, se sequer aceita dialogar e ouvir o que os sindicatos, professores e professoras de Araucária têm a dizer?

Vale destacar que a secretária Adriana Chaves Palmieri possui forte ligação com o grupo de Ricardo Barros, o deputado que afirmou que a categoria dos professores “é a única que não quer trabalhar no Brasil”, embora os trabalhadores nunca tenham deixado de atender os estudantes e famílias desde o início da pandemia no modelo remoto.

Adriana foi indicada por Barros, hoje líder do desgoverno Bolsonaro na Câmara de Deputados, para assumir a Smed em 2018. Na época, Cida Borghetti, esposa de Ricardo Barros, cumpria um breve mandato como governadora do Paraná e também esteve envolvida na nomeação da Secretária Municipal de Educação de Araucária.

Depois de não ter sido eleita governadora do Paraná nas eleições de 2018, a ex-vice de Beto Richa foi nomeada por Bolsonaro para ocupar o cargo de Conselheira de Itaipu, com salário de R$ 27 mil garantido até maio de 2024.

O irmão de Cida, Juliano Borghetti, mesmo após ter sido condenado à prisão por tráfico de influência na Operação Quadro Negro (Gaeco), também já garantiu um cargo público. Ele foi nomeado por Hissam como Assessor Executivo do Prefeito na Smed em abril deste ano. Borghetti ainda responde a 13 processos por improbidade e 7 processos em segredo de justiça.

Já sabemos quais políticas contra a Educação e os trabalhadores o grupo do bolsonarista Ricardo Barros defende. Resta alguma dúvida sobre o falso ar democrático que a Secretária Adriana prega na Smed?

O sindicato e os trabalhadores da Educação de Araucária seguem reivindicado diálogo com a Smed e a Prefeitura na luta em defesa da vida. Aula segura é aula em casa!

what you need to know

in your inbox every morning