Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

cuidadoras terceirizadas
Ato na Prefeitura Municipal de Araucária

As cuidadoras terceirizadas, que trabalham nos CMEIs da rede municipal e também na Assistência Social de Araucária, organizaram uma mobilização nesta terça-feira (10) reivindicando que a empresa Bem Brasil, que as contratou, pague o que deve às trabalhadoras e que a Prefeitura tome previdências, já que foi a Prefeitura que contratou essa empresa.

De acordo com as denúncias, desde o início do contrato com a empresa os salários são pagos com atraso. Além disso, as cuidadoras relatam outros problemas graves, como o recorrente parcelamento de vale-alimentação, o não pagamento do FGTS e o desvio de função, já que afirmam estar desempenhando funções para as quais não foram contratadas.

A mobilização ocorreu nesta manhã em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e também em frente à Prefeitura de Araucária. O SISMMAR esteve presente na manifestação para apoiar a luta das trabalhadoras por condições de trabalho e engrossar a denúncia contra a terceirização dos serviços públicos do município.

Cabe reforçar que desde quando as cuidadoras foram terceirizadas pelo município, o sindicato acompanha a situação e já recebeu diversas denúncias de que essas trabalhadoras estão sendo obrigadas a desempenhar de forma irregular as funções que só podem ser executadas pelos servidores de carreira do magistério. Essas denúncias já foram levadas, inclusive, ao Ministério Público (MP) pelo SISMMAR.

O sindicato também já havia alertado sobre a precariedade dos contratos de trabalhadores terceirizados, que recebem salários baixíssimos e não têm seus direitos trabalhistas mais básicos, como salário e vale-alimentação, respeitados por empresas privadas que só miram a lucratividade e não a qualidade no atendimento à população.

Conforme relatam as trabalhadoras, quando elas buscam a empresa para cobrar o salário atrasado, a mesma não as responde. Atualmente, a Bem Brasil é responsável pela contratação de cerca de 150 cuidadoras que atuam na rede municipal de Araucária e ganham, em média, apenas R$ 1,6 mil para a jornada de 8 horas/dia.

Diante dessa grave situação, o SISMMAR vem a público apoiar a luta das trabalhadoras por melhores condições de trabalho e de vida e, mais uma vez, denunciar a precarização dos serviços públicos de Araucária, que ocorre devido ao projeto de terceirização encabeçado pelo Executivo.

O sindicato defende a abertura de concurso público para a contratação de cuidadoras, pois somente dessa forma será possível garantir um plano de carreira digno para as trabalhadoras, bem como garantir a qualidade do atendimento à população, seja na Educação ou na Assistência Social.

NÃO AO PACOTAÇO É NÃO À TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS!

PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!

cuidadoras terceirizadas
Ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (SMED)

what you need to know

in your inbox every morning