Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

A quinta-feira foi de intenso debate sobre os rumos da Educação Infantil em Araucária. A Câmara Municipal realizou audiência pública com programação realizada durante a manhã e a tarde.

Um dos temas que provocou bastante interesse foi com respeito à carreira e à valorização profissional. A coordenadora geral do Sismmar, Eloísa Helena Grillo, defendeu a unificação das carreiras docentes dos Cmeis e pré-escolas. “Hoje temos duas carreiras, de atendentes e de professores da Educação Infantil. São profissionais com formação equivalente, realizando o mesmo trabalho e com as mesmas responsabilidades, mas direitos diferentes”, afirmou a professora.

Eloísa também criticou a Prefeitura, que quer “criar uma terceira carreira, de professores precarizados contratados pelo regime PSS (Processo Seletivo Simplificado)”. O Sismmar apóia a luta das atendentes pela isonomia

Os debates sobre este assunto contaram com a contribuição de Jonathan Ramos (foto ao lado). Ele trabalhou na educação de Araucária e se transferiu para Curitiba. Atualmente é dirigente do Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba) e relatou como está a situação naquela rede após a conquista do novo plano de carreiras.

Na rede de ensino de Curitiba a isonomia já não é mais um sonho distante. O novo plano de carreira mudou a nomenclatura de educador para professor da Educação Infantil.

Para os novos concursos será exigida a formação superior na área. Quem tem formação em nível médio ficou na parte especial da tabela salarial e os demais, na parte permanente. Eles tiveram o cuidado para evitar que se configurasse em transposição de cargo.

Uma conquista foi a aposentadoria especial para esses profissionais. Mas ainda é preciso consolidar a hora-atividade de um terço da jornada de trabalho.

Mas mudanças assim na carreira não podem depender do gestor público. É preciso haver mobilização dos trabalhadores e negociações em comissão paritária.

what you need to know

in your inbox every morning