Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

privatização escolas paraná

Nesta terça-feira (04), ocorreu a segunda votação do projeto “Parceiro da Escola” pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Assim como foi na segunda-feira (03), quando mais de 20 mil professores e estudantes protestaram contra a privatização dos colégios estaduais, a aprovação ocorreu em sessão plenária online às pressas e sem nenhum debate com a comunidade escolar.

De forma covarde, os deputados da base aliada de Ratinho Jr se esconderam atrás de sessões online para votar a terceirização da gestão de 200 escolas da rede estadual. Não tiveram coragem de aprovar essa aberração, que destrói a Educação Pública, em meio ao intenso protesto e revolta dos estudantes e professores em greve.

Na primeira sessão, quando os manifestantes ocuparam a Alep para tentar barrar a votação, houve repressão com a utilização de bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, agressões físicas e prisões arbitrárias. Um trabalhador da UFPR e uma professora de Cascavel (PR) foram agredidos e presos pela Polícia Militar (PM-PR) por protestarem.

Para piorar, nesta terça-feira, sem qualquer fundamento legal, Ratinho Jr pediu a prisão da presidenta da APP Sindicato, Walkiria Mazeto. As práticas antissindicais e a perseguição viraram a marca registrada do governador do Paraná, que, na ânsia por entregar as escolas públicas para as mãos de empresários, age com truculência e desonestidade.

Em meio à continuidade da greve, a APP Sindicato também denunciou que a Secretaria Estadual de Educação (SEED), chefiada por Roni Miranda, tem ameaçado e assediado moralmente os trabalhadores que paralisaram, além de promover fraudes no Registro de Chamada Online (RCO) para maquiar o tamanho da greve.

É dessa forma traiçoeira e criminosa que o governador Ratinho Jr conseguiu aprovar o absurdo programa Parceiro da Escola, que, na verdade, é parceiro somente dos empresários! Com a aprovação do projeto, mais de R$ 1,6 bilhão do dinheiro público poderá ser transferido diretamente para o bolso das empresas.

A greve continua!

Diante de tudo o que foi exposto, o SISMMAR vem novamente reforçar que apoia a greve dos professores da rede estadual e se solidariza a todos os trabalhadores e estudantes que foram agredidos pela polícia de Ratinho Jr enquanto lutavam pela Educação Pública e gratuita de qualidade.

A greve continua na manhã de hoje (05) com protestos na SEED, em Curitiba (PR), e nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) no interior do estado. Os professores e estudantes seguem aguerridos na luta, mostrando que é a comunidade escolar quem se preocupa com a qualidade da Educação enquanto Ratinho vende as escolas para os milionários.

Veja quem são os deputados que votaram pela privatização

  1. Adão Fernandes Litro (PSD)
  2. Alexandre Amaro (REPUBLICANOS)
  3. Alexandre Curi (PSD)
  4. Alisson Wandscheer (PROS)
  5. Anibelli Neto (MDB)
  6. Artagão Júnior (PSD)
  7. Bazana (PSD)
  8. Batatinha (MDB)
  9. Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS)
  10. Cloara Pinheiro (PSD)
  11. Cobra Repórter (PSD)
  12. Delegado Jacovós (PL)
  13. Delegado Tito Barichello (UNIÃO BRASIL)
  14. Denian Couto (PODEMOS)
  15. Do Carmo (UNIÃO BRASIL
  16. Douglas Fabricio (CIDADANIA)
  17. Fabio Oliveira (PODEMOS)
  18. Flavia Francischini (UNIÃO BRASIL)
  19. Gilson De Souza (PL)
  20. Gugu Bueno (PSD)
  21. Hussein Bakri (PSD)
  22. Luis Corti (PSB)
  23. Luiz Fernando Guerra (UNIÃO BRASIL)
  24. Marcel Micheletto (PL)
  25. Marcelo Rangel (PSD)
  26. Marcio Pacheco (REPUBLICANOS)
  27. Maria Victoria (PP)
  28. Marli Paulino (SOLIDARIEDADE)
  29. Matheus Vermelho (PP)
  30. Moacyr Fadel (PSD)
  31. Paulo Gomes Da TV (PP)
  32. Ricardo Arruda (PL)
  33. Romanelli (PSD)
  34. Samuel Dantas (PROS)
  35. Secretária Márcia (PSD)
  36. Soldado Adriano José (PP)
  37. Thiago Bührer (UNIÃO BRASIL)
  38. Tiago Amaral (PSD)
  39. Nelson Justus (União Brasil)

FORA RATINHO JR E RONI MIRANDA, INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!

SOLIDARIEDADE E APOIO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES EM LUTA!

what you need to know

in your inbox every morning