Nesta terça-feira (04), ocorreu a segunda votação do projeto “Parceiro da Escola” pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Assim como foi na segunda-feira (03), quando mais de 20 mil professores e estudantes protestaram contra a privatização dos colégios estaduais, a aprovação ocorreu em sessão plenária online às pressas e sem nenhum debate com a comunidade escolar.
De forma covarde, os deputados da base aliada de Ratinho Jr se esconderam atrás de sessões online para votar a terceirização da gestão de 200 escolas da rede estadual. Não tiveram coragem de aprovar essa aberração, que destrói a Educação Pública, em meio ao intenso protesto e revolta dos estudantes e professores em greve.
Na primeira sessão, quando os manifestantes ocuparam a Alep para tentar barrar a votação, houve repressão com a utilização de bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, agressões físicas e prisões arbitrárias. Um trabalhador da UFPR e uma professora de Cascavel (PR) foram agredidos e presos pela Polícia Militar (PM-PR) por protestarem.
Para piorar, nesta terça-feira, sem qualquer fundamento legal, Ratinho Jr pediu a prisão da presidenta da APP Sindicato, Walkiria Mazeto. As práticas antissindicais e a perseguição viraram a marca registrada do governador do Paraná, que, na ânsia por entregar as escolas públicas para as mãos de empresários, age com truculência e desonestidade.
Em meio à continuidade da greve, a APP Sindicato também denunciou que a Secretaria Estadual de Educação (SEED), chefiada por Roni Miranda, tem ameaçado e assediado moralmente os trabalhadores que paralisaram, além de promover fraudes no Registro de Chamada Online (RCO) para maquiar o tamanho da greve.
É dessa forma traiçoeira e criminosa que o governador Ratinho Jr conseguiu aprovar o absurdo programa Parceiro da Escola, que, na verdade, é parceiro somente dos empresários! Com a aprovação do projeto, mais de R$ 1,6 bilhão do dinheiro público poderá ser transferido diretamente para o bolso das empresas.
A greve continua!
Diante de tudo o que foi exposto, o SISMMAR vem novamente reforçar que apoia a greve dos professores da rede estadual e se solidariza a todos os trabalhadores e estudantes que foram agredidos pela polícia de Ratinho Jr enquanto lutavam pela Educação Pública e gratuita de qualidade.
A greve continua na manhã de hoje (05) com protestos na SEED, em Curitiba (PR), e nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) no interior do estado. Os professores e estudantes seguem aguerridos na luta, mostrando que é a comunidade escolar quem se preocupa com a qualidade da Educação enquanto Ratinho vende as escolas para os milionários.
Veja quem são os deputados que votaram pela privatização
- Adão Fernandes Litro (PSD)
- Alexandre Amaro (REPUBLICANOS)
- Alexandre Curi (PSD)
- Alisson Wandscheer (PROS)
- Anibelli Neto (MDB)
- Artagão Júnior (PSD)
- Bazana (PSD)
- Batatinha (MDB)
- Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS)
- Cloara Pinheiro (PSD)
- Cobra Repórter (PSD)
- Delegado Jacovós (PL)
- Delegado Tito Barichello (UNIÃO BRASIL)
- Denian Couto (PODEMOS)
- Do Carmo (UNIÃO BRASIL
- Douglas Fabricio (CIDADANIA)
- Fabio Oliveira (PODEMOS)
- Flavia Francischini (UNIÃO BRASIL)
- Gilson De Souza (PL)
- Gugu Bueno (PSD)
- Hussein Bakri (PSD)
- Luis Corti (PSB)
- Luiz Fernando Guerra (UNIÃO BRASIL)
- Marcel Micheletto (PL)
- Marcelo Rangel (PSD)
- Marcio Pacheco (REPUBLICANOS)
- Maria Victoria (PP)
- Marli Paulino (SOLIDARIEDADE)
- Matheus Vermelho (PP)
- Moacyr Fadel (PSD)
- Paulo Gomes Da TV (PP)
- Ricardo Arruda (PL)
- Romanelli (PSD)
- Samuel Dantas (PROS)
- Secretária Márcia (PSD)
- Soldado Adriano José (PP)
- Thiago Bührer (UNIÃO BRASIL)
- Tiago Amaral (PSD)
- Nelson Justus (União Brasil)
–
FORA RATINHO JR E RONI MIRANDA, INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!
SOLIDARIEDADE E APOIO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES EM LUTA!