As diretorias do Sismmar e do Sifar entregaram os abaixo-assinados que pedem a exoneração dos cargos comissionados na Prefeitura de Araucária. O manifesto reuniu cerca de 2400 adesões de todos os setores da sociedade.
O vice-prefeito Rui Souza recebeu os servidores na tarde desta sexta-feira, 5 de julho. Ouviu, mas não deu perspectiva de atender às reivindicações.
A coordenadora geral do Sismmar Giovana Piletti explicou ao vice-prefeito que o pedido é para neste momento exonerar os cargos comissionados e reequilibrar as contas municipais. Na sequência, que seja aprovada lei para limitar em no máximo de 100 os comissionados, não gastando mais que 2% da folha de pagamento. Se os dirigentes e os servidores públicos já precisam comprovar ficha limpa, os CCs também devem seguir este critério.
O monitoramento da Secretaria de Finanças aponta que em junho a folha de pagamento caiu de 53,25% para 53,04% da arrecadação. Apenas -0,21%, no período que recebeu o impacto da exoneração de 60 CCs.
Precisa cair para 51,6% e ainda permanecem cerca de 250, inclusive atuando em funções de servidor de carreira, por apadrinhamento político.
Os servidores mais uma vez cobraram informações sobre o montante que está deixando de ser pago aos trabalhadores. As promoções estão meio ano atrasadas. O quinquênio, três meses. Os salários estão congelados desde junho. O passivo vai aumentar até o final do ano.
Souza disse que este é o ano de contenção e o próximo será de acertar as contas, jogando tudo pro ano que vem…
Contenção, é claro, para os servidores, pois a grande maioria dos cargos comissionados e das funções gratificadas continuam consumindo recursos da folha de pagamento.
Aos professores não resta alternativa senão retomar as aulas após o recesso com mobilização. Fique alerta!
No dia 26 de julho os servidores representados pelo Sifar vão fazer paralisação de um dia. A mobilização foi decidida em assembleia da categoria realizada no dia 4.