Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O dia 15 de agosto de 2023 entrou para história de Araucária! Mais de 2 mil pessoas, entre servidores, movimentos sociais e apoiadores, participaram dos atos da greve organizada pelo SISMMAR e o SIFAR. Com isso, os vereadores e o prefeito Hissam viram a força do funcionalismo unido e recuaram do pacotaço.

Logo cedo, às 08h desta terça-feira (15), o magistério se concentrou em frente à Prefeitura de Araucária e fez um protesto. Logo em seguida, às 09h, as professoras e professores fizeram a maior caminhada já vista, rumo à OAB, onde estão sendo realizadas as sessões plenárias da Câmara de Vereadores.

Em frente à OAB, também estavam presentes os servidores do quadro geral e o SIFAR. Ali, o funcionalismo municipal teve as suas primeiras vitórias logo no início da greve, com a aprovação pela unanimidade dos vereadores presentes de dois requerimentos: um que solicitou a devolução dos Projetos de Lei (PLs) do pacotaço para o Executivo, e outro que estabeleceu um prazo de até 3 meses para que esses projetos não sejam aprovados no tratoraço e para que haja amplo diálogo com os servidores.

Na parte da tarde, as trabalhadoras e trabalhadores seguiram aguerridos na luta e novamente se concentraram em frente ao Paço Municipal para, às 14h, seguir em uma nova caminhada para denunciar à população a gravidade do pacotaço para a Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança.

Enquanto o segundo ato ainda acontecia, dirigentes do SISMMAR, SIFAR e membros do Comando de Greve foram convocados pelo presidente da Câmara, vereador Ben Hur (Cidadania), para uma reunião com o prefeito Hissam e vereadores da sua base de apoio.

Nessa reunião, foi selada a grande vitória das servidoras e servidores públicos de Araucária! Após a pressão da greve, que no magistério teve uma adesão superior a 90% com quase todas as Unidades Educacionais do município fechadas, o prefeito recuou e atendeu a reivindicação do movimento grevista.

Além de atender a principal reivindicação da greve, que era a retirada do pacotaço da Câmara Municipal, outra grande vitória da greve foi a abertura das negociações com a Prefeitura, que até então não vinha atendendo os sindicatos e se negava a dialogar com o conjunto dos servidores.

Com todas as reivindicações atendidas, em Assembleia Unificada, às 16h, na Prefeitura, as servidoras e servidores suspenderam a greve e agora seguem em Estado de Greve, atentos a qualquer nova movimentação que houver em relação ao pacotaço que ataca a carreira e a previdência e a postos para uma nova greve, caso seja necessário.

Você fez a diferença, professor(a)!

O SISMMAR agradece a cada professora e professor que aderiu à greve, fechou o seu local de trabalho e ajudou a construir, estando presente e mobilizando os colegas e a comunidade escolar, esse 15 de agosto que não será esquecido e marca a história de luta do magistério de Araucária!

Mesmo com tantas represálias, ameaças, assédio e boatarias sobre uma suposta ilegalidade da greve do magistério, as professoras e os professores ousaram lutar e ousaram vencer ao lado do SISMMAR.

Foi graças à essa intensa mobilização, que já se iniciou há muito tempo com grupos de estudos, dias de paralisações, atos, protestos na Câmara e na Prefeitura, negociações e articulação junto a vereadores, que pudemos conquistar essa importantíssima vitória e sair dessa greve vitoriosos e de queixo erguido.

PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!

what you need to know

in your inbox every morning