Se estivesse vivo, o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 103 anos hoje (19). Nascido em Recife (PE), em 1921, o Patrono da Educação Brasileira ficou nacionalmente e internacionalmente conhecido pela criação de uma prática didática revolucionária e inclusiva, a qual é chamada de Pedagogia Crítica.
Embora tenha falecido em 1997, Paulo Freire segue vivo nos corações de educadores e educadoras de todo o mundo. O filósofo deixou dezenas de obras, como “Pedagogia do Oprimido” (1968), “Educação como prática de liberdade” (1967) e “Pedagogia da autonomia” (1997), que são referência absoluta nos debates sobre Educação.
Para falar sobre a vida, as obras e o legado de Freire para a Educação Pública, o SISMMAR convidou a Professora Doutora Cida Zanetti (UFPR), uma especialista no assunto, que realizou uma formação com as professoras e professores da rede municipal de Araucária, nesta quarta-feira (18).
A Profa. Dra. Cida promoveu uma roda de conversa no sindicato, na qual falou principalmente sobre a obra “Pedagogia da Esperança” (1992). Nesse livro, Freire faz uma reflexão sobre o livro “Pedagogia do Oprimido” a partir de suas vivências em quase três décadas de trabalho nos mais diferentes países e localidades.
Para quem tiver interesse em ler, o PDF da obra foi disponibilizado pela UNESPAR em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/paulo-freire-1992-pedagogia-da-esperanca.pdf/view
Após o momento de formação, a Coordenadora Geral do SISMMAR, Professora Kathleen Marczynski, aproveitou para presentear Cida Zanetti com a camiseta de luta do sindicato, que leva a famosa frase de Paulo Freire “Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político”.
A frase da camiseta do SISMMAR é um trecho da obra “Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor” (1986). Trata-se de uma singela homenagem do sindicato ao legado de Freire, que segue sendo um exemplo de luta para as professoras e professores do Brasil e de tantos outros países.
Viva os 103 anos de Paulo Freire!
Viva a luta por uma educação emancipadora!