Hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional de Luta pelo piso salarial do magistério, carreira e em defesa do Ensino Médio. A mobilização é convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com o objetivo de pressionar os estados e municípios pela valorização dos professores de todo o país.
Em Araucária, o magistério municipal segue na luta contra a destruição da carreira e previdência (Pacotaço) e por melhores condições de trabalho. O SISMMAR também segue pressionando a Prefeitura para que contrate mais profissionais da Educação via concurso público, pois diversas unidades educacionais ainda sofrem com a falta de professores e profissionais de apoio especializados.
Quando se fala em valorização do docente, também é preciso lembrar que neste ano o prefeito Hissam optou por dar um calote nos servidores. Enquanto os sindicatos reivindicaram reajuste de 15% para que o governo quitasse a sua dívida histórica, a Prefeitura, além de não pagar o que deve, informou que não irá reajustar o auxílio alimentação na Data-Base de junho.
Outra dívida do prefeito de Araucária é com os professores da Educação Infantil. Embora Hissam tenha implementado o Piso Nacional da Educação em janeiro deste ano, o que só ocorreu depois de muita luta nos anos anteriores, a Prefeitura segue devendo os retroativos de 2022 e 2023 até agora, o que revela o descaso com a categoria. Este assunto será pauta da Data-Base no mês de maio e o SISMMAR irá cobrar novamente que o Executivo pague o deve!
Já na rede estadual, o SISMMAR apoia a luta dos professores pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), por reajuste salarial (profissionais estão com mais de 30% de defasagem salarial) e contra a plataformização do ensino. A luta é por um Ensino Médio com a formação geral básica adequada e integrada à formação profissional!
Outra mobilização encampada pelo sindicato é por um novo Plano Nacional de Educação (PNE) que atenda as demandas levantadas na CONAE 2024.
São diversas lutas! Por isso, não deixe de fazer parte da mobilização deste dia 18 de abril, professor (a). Compartilhe este material em todas as suas redes sociais e utilize a hashtag #ValorizeTrabalhadorEmEducação
Juntos somos muito mais fortes!
Prefeito Hissam e governador Ratinho Jr, valorizem o Trabalhador em Educação!