Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Dia Nacional da Democracia
Arte: Karla Linck

Hoje, dia 25 de outubro, é o Dia Nacional da Democracia, que celebra a importância do Estado Democrático de Direito para o país. A data foi escolhida em alusão à morte do jornalista Vladimir Herzog, que foi censurado, perseguido e assassinado pela Ditadura Militar no Brasil no dia 25 de outubro de 1975.

Além de Herzog, centenas de civis e militantes políticos foram duramente perseguidos, torturados e mortos pela Ditadura Militar, além de muitos estarem desaparecidos até hoje. Hoje, pouco mais de três décadas após a redemocratização, precisamos novamente dar as mãos para defender a jovem democracia brasileira.

As instituições democráticas e a independência dos poderes são o que caracterizam o Estado Democrático de Direito, que está sob ataque. Há anos, o próprio presidente Jair Messias Bolsonaro, vem ameaçando as instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e, mais recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No último domingo (23), num ato de terrorismo contra o Estado, o fiel apoiador de Bolsonaro, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), chegou a promover um atentado com mais de 20 tiros e 3 granadas contra a Polícia Federal (PF), que atendia a ordem de prisão expedida pelo TSE.

Além disso, diversos jornalistas, no exercício da profissão, vêm sendo agredidos e cerceados por bolsonaristas nos últimos anos. Em um discurso após a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições majoritárias, Bolsonaro afirmou que pode aumentar o número de ministros do STF para ter a maioria dentro da instituição.

Ou seja, todos os sinais de um golpe antidemocrático já foram dados.

Portanto, é momento de defender o nosso Estado Democrático de Direito com toda força para que a ameaça de uma nova ditadura seja extirpada do imaginário golpista. Neste domingo (30), todas e todos temos um importantíssimo compromisso com a democracia. Está em nossas mãos o poder de decidir se avançamos ou se retrocedemos ainda mais.

Viva a luta de quem deu a vida pela democracia. Fora, golpistas!

what you need to know

in your inbox every morning