Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O Sismmar parabeniza todos/as os/as funcionários/as de escolas do Paraná pelo seu dia.  A data de hoje, 07 de agosto – “Dia do/a Funcionário/a de Escola” – foi instituída em 2010 no calendário oficial do Estado do Paraná por meio da Lei 16.423, de autoria do deputado estadual Professor Lemos.

Para a coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, a data é importante porque se transforma em uma forma de reconhecimento em relação ao papel dos/as funcionários/as no ambiente escolar.  ”Valorizar o trabalho dos/as funcionários/as da escola é uma atitude responsável de quem trabalha com educação. Afinal, são estes profissionais que dão condições para o trabalho educativo nas escolas. São eles/as quem estão em contato quase que cotidiano com os estudantes. Por isso, essa relação deve ser valorizada. Além de funcionário/a, ele/a é um/a educador/a. Suas ações envolvem toda a complexidade das relações humanas”, destacou Giovana.

Em agosto de 2009, a Lei Federal 12.014, sancionada pelo presidente Lula, alterou o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e reconheceu os funcionários de escola como profissionais da Educação. Desta forma, os funcionários de escola, desde que cumpridos os requisitos de formação e habilitação, também passam a integrar uma das categorias profissionais dos educadores – juntamente com professores e especialistas em educação.

what you need to know

in your inbox every morning