Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Sete de agosto é o Dia do Funcionário de Escola. No Paraná, a data faz parte do calendário oficial. O dia marca a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), da lei 12.014/2009, que reconheceu os funcionários de escola como profissionais da Educação.

Este reconhecimento traz consigo o conceito de que o ambiente escolar é educativo. Portanto, os funcionários que trabalham na escola também têm responsabilidade na educação das crianças e dos adolescentes. E precisam de carreira organizada e formação profissional para exercer bem suas funções.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação), à qual o Sismmar é filiado, é a entidade nacional que representa os funcionários de escolas. Em Araucária, este segmento dos servidores é representado pelo Sifar.

Faz quase 20 anos que a confederação tem uma proposta de formação e de carreira para estes servidores. Com a ida de alguns ex-dirigentes para o MEC, na primeira década, o Profuncionários tornou-se um programa federal de qualificação profissional. Chegou a ser adotado na rede pública estadual do Paraná.

Mas a realidade é que a maioria dos governos tende a desconsiderar a função educativa dos funcionários de escolas. Em vez de fazer concurso e preparar essas pessoas, preferem terceirizar a limpeza, a merenda e até a atenção com os estudantes.

A preocupação aumenta com a tramitação do PL 4330, que permite a terceirização desmedida, que causará impacto negativo até nos trabalhadores mais estabilizados. Clique aqui para ler mais.

what you need to know

in your inbox every morning