Movimentos sociais organizam atos pela paz e por justiça para Marcelo Arruda neste domingo (17), em diversas cidades de todos os estados. Em Curitiba, a manifestação será às 10h, na Praça Tiradentes, em frente à Catedral Basílica. No Paraná, outros municípios como Foz do Iguaçu, onde Marcelo morava, também terão manifestações.
O guarda municipal, dirigente sindical e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) foi assassinado no último final de semana, durante sua festa de aniversário. Marcelo foi atacado pelo policial apoiador de Bolsonaro, Jorge Rocha Guaranho, que invadiu a festa e executou o petista com três tiros, além de ameaçar os demais presentes no local.
De acordo com familiares e convidados de Marcelo, a motivação do crime foi intolerância política. A vítima tinha como tema da sua festa de aniversário o PT e o presidenciável Lula. Guaranho teria dito “aqui é Bolsonaro” antes de disparar os tiros, que foram fatais para o petista.
“A democracia depende de eleições justas, e a justiça só é plena quando os direitos políticos são garantidos a todas as pessoas de forma integral e igualitária. Marcelo, não teve esse direito garantido e teve sua vida interrompida de forma trágica e criminosa. As instituições devem justiça a ele e a seus familiares”, diz trecho da carta de convocação para os atos.
O SISMMAR se soma aos movimentos sociais que pedem justiça por Marcelo Arruda e convida todos e todas que puderem participar das manifestações para que se juntem a esse movimento, que, sobretudo, pede por paz. Vamos às ruas cobrar justiça e defender a democracia!