Na noite de ontem (13), cerca de 320 professores da rede municipal de Araucária participaram de uma Assembleia Geral online com o SISMMAR. Nessa reunião o magistério debateu e definiu encaminhamentos para a pauta, que compreendia a possibilidade de greve contra as reformas da previdência e da carreira (pacotaço), data-base, condições de trabalho e outros informes e assuntos.
Sobre o pacotaço e a data-base, ficou definido que na próxima terça-feira, dia 20 de junho, será realizado um grande ato do magistério. O ato terá concentração a partir das 15h, em frente à Prefeitura. Nesse mesmo horário, as direções do SISMMAR e do SIFAR devem participar de uma mesa de negociação da data-base que foi agendada pelo governo.
Após a reunião com a gestão Hissam, será realizada uma Assembleia Unificada, com primeira chamada às 16h45 e segunda chamada às 17h15 também em frente à Prefeitura. É muito importante que o magistério compareça em peso neste dia de mobilização para reafirmar ao governo municipal que os servidores estão unidos e não vão aceitar que o pacotaço tramite na Câmara de Vereadores sem amplo debate.
Portanto, o SISMMAR orienta que no dia 20 de junho os professores se organizem nas Unidades Educacionais para a dispensa dos estudantes a partir das 15h. Vamos todos juntos, magistério e quadro geral, fazer um grande movimento de luta pelo pagamento da data-base e pelo engavetamento definitivo do pacotaço!
Além do ato e Assembleia Unificada na referida data, também foi aprovado o acompanhamento das sessões da Câmara Municipal e uma campanha com fotos e vídeos nos locais de trabalho, com cartazes contra o pacotaço e denúncias das condições de trabalho na rede.
Sobre a Comissão Paritária de Estudos sobre a Carreira, ficou definido que o sindicato continuará cobrando o que já está previsto no Plano Municipal de Educação (PME). Isto é, que seja dado andamento à comissão para as discussões sobre a Lei 1835/2008, do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).
O SISMMAR seguirá na defesa da carreira e, caso a comissão seja publicada em Diário Oficial, irá participar das negociações no sentido de indicar melhorias e adequações que podem ser feitas na lei, jamais negociar direitos!
Condições de trabalho
Acerca das condições de trabalho, o sindicato seguirá:
- Cobrando o cumprimento da lei de hora-atividade, que vem sendo atropelada pelo Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação (SMED);
- Na luta contra a terceirização dos serviços públicos de Araucária;
- Pressionando para que o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) cumpra sua função e trabalhe no sentido de acolher os profissionais da Educação, com garantia de que não haja mais constrangimentos.
Carta da Educação Infantil ao MP-PR
Em relação à carta de denúncias organizada por algumas professoras da Educação Infantil sobre as condições de trabalho, o SISMMAR reafirmou que estará presente na audiência desta quarta-feira (14) com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), apoiando as professoras, e que segue na luta pelas reivindicações desse segmento da categoria.
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!
SIM À DATA-BASE, NÃO AO PACOTAÇO DO HISSAM!
Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sismmarmagisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/