Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Na última quarta-feira (18), diretores de escolas receberam um ofício da Secretaria Municipal de Educação solicitando o lançamento de falta aos/às professores/as que aderiram à paralisação sindical ocorrida no dia 04 de junho. O Sindicato entende que a solicitação da SMED desrespeita o direito constitucional, uma vez que os servidores têm a liberdade de realizar a paralisação e repor o dia parado.

A Instrução Normativa Nº 15/2024 da Secretaria Municipal de Educação garante a reposição de dia letivo em até 45 dias da interrupção do calendário escolar. Por isso, na manhã de hoje (25/06), o SISMMAR se reuniu com diretores de das unidades educacionais para definir as orientações a respeito do tema, reivindicando à SMED a reposição, sem atribuição de falta aos professores.

Além do ofício que será encaminhado à Secretaria com a assinatura de diretores das unidades de educação, deliberamos por:

Reiteramos que, assim como a paralisação que ocorreu no dia 21 de maio não foi considerada ilegal, a mobilização do dia 4 de junho também está amparada pela Constituição Federal. Não aceitaremos que a mobilização legítima por valorização profissional e salarial seja tratada como falta injustificada.

what you need to know

in your inbox every morning