Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Em 15 de junho foi celebrado o ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’.

O Disque Idoso Paraná (0800 41 0001) recebeu 3.594 ligações em 2012, que indicam as principais situações de vulnerabilidade dos idosos.

Dos telefonemas recebidos,

Os dados foram divulgados pela professora Tomiko Kiyoku Falleiros, com o propósito de celebrar a data e difundir o serviço conquistado pela população. Tomiko é secretária de Aposentados/as da APP-Sindicato e integra o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedi/PR).

A professora ressalta que para superar este tipo de violência, “o respeito a estes direitos ainda precisa ser promovido na sociedade. E é uma tarefa a longo prazo, que deve ser iniciada na infância”.

“A violência e o abandono, nós sabemos, é praticamente invisível, mas afeta de maneira devastadora a pessoa idosa. Por isto a denúncia é tão importante”, reforça Tomiko.

Materiais de trabalho

O Estatuto do Idoso (clique aqui) foi um avanço e é uma ferramenta de trabalho para os professores.

Outro material que pode oferecer conteúdos para o trabalho com alunos é a Revista dos Direitos da Pessoa Idosa (clique aqui), com textos sobre a Educação em Direitos Humanos e da promoção de uma cultura de respeito aos direitos da pessoa idosa.

Também é importante conhecer as deliberações da 3ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa (clique aqui).

Com informações da APP-Sindicto

what you need to know

in your inbox every morning