Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

consciência de classeO Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) vem a público reforçar, mais uma vez, a importância da consciência de classe e a defesa da democracia. É somente essa consciência de que somos a classe trabalhadora que trará luz em meio a esse período de obscurantismo e ampla disseminação de mentiras.

Em meio às eleições mais importantes desde que a democracia representativa foi instaurada no país, é essencial que haja debates sobre a atual conjuntura e análise, tanto do histórico quanto das propostas apresentadas pelos candidatos ao governo federal.

O SISMMAR tem 33 anos de história de muita luta e mobilização no município de Araucária. E é importante que se conheça esse histórico do sindicato para que se saiba que, ao longo dessas mais de três décadas de luta, o sindicato jamais se omitiu de fazer as críticas necessárias aos governantes que são inimigos da Educação Pública, seja na esfera municipal, estadual ou nacional. Pelo contrário, o SISMMAR defende que a categoria esteja ciente sobre cada candidatura, o que ela defende e o que tem de propostas para a Educação, assim como apoia os debates como um instrumento legítimo da democracia. Não é hora se de calar.

Bolsonaro é um inimigo da Educação! E é inimigo porque durante todo o seu governo atacou a Educação Pública de diversas formas, seja com seus ministros que chamaram professores de “vagabundos”, seja através dos cortes milionários que atingem todos os níveis da educação, desde a educação básica até as universidades e das reformas, como a Reforma Administrativa (PEC 32), que pode acabar com a carreira do funcionalismo, entre tantos outros fatos.

Dito isso, o SISMMAR reforça que, dentro dos seus espaços de discussão, inclusive os grupos online, não haverá nenhuma proibição ou silenciamento sobre debates políticos.

A democracia pressupõe o respeito à divergência de ideias e de orientações ideológico-partidárias. O que não cabe de forma alguma na democracia é o desrespeito, o preconceito, o racismo, a xenofobia, a LGBTQIAfobia, o machismo, a misoginia, a disseminação de mentiras e notícias falsas, a intolerância em todos os seus níveis e o discurso de ódio.

Assim como sempre fez ao longo de sua história, o sindicato não orienta suas filiadas e filiados para que votem neste ou naquele candidato. Mas, compreende que, enquanto representante legítimo do magistério municipal de Araucária, é função do SISMMAR mostrar quem são os inimigos da Educação e de todos os serviços públicos. É direito de cada um e cada uma a livre manifestação de suas ideias e preferências políticas, desde que a democracia e todos os elementos que a compõem sejam respeitados.

É preciso debater sobre política em todos os espaços. No seu trabalho, no sindicato, nos grupos online, nas assembleias, na sua casa, no seu bairro, na sua rua. Somente essa consciência de classe trará luz sobre o período nefasto em que estamos vivendo. Não há porque temer o debate. Há que temer, sim, o avanço do autoritarismo, da censura e do desmonte dos serviços públicos.

Em defesa do pluralismo, dos debates com bom senso e contra a censura e o silenciamento, DEMOCRACIA JÁ!

“É preciso estar atento e forte.” (Divino Maravilhoso – Gal Costa)

what you need to know

in your inbox every morning