Na última quinta-feira (15), o Presidente Lula (PT) esteve presente na cerimônia organizada pelo Sindipetro PR e SC na sede da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) para anunciar um significativo pacote de investimentos da Petrobrás no Paraná e reafirmar o compromisso da estatal com o desenvolvimento do estado.
Os novos investimentos da Petrobrás nas unidades do Paraná totalizam mais de R$ 4 bilhões para a ampliação da Repar, além de R$ 900 milhões para a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR). Vale destacar que a Fafen foi desativada e centenas de trabalhadores perderam o seu emprego por decisão do desgoverno Bolsonaro e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
Agora, com a retomada da Fafen, 260 trabalhadores já foram readmitidos, cerca de mais 740 serão contratados e a estatal voltará a ter protagonismo no setor energético e na cadeia produtiva de fertilizantes, o que é imprescindível para a soberania alimentar do Brasil.
Como afirmou o presidente Lula durante a cerimônia, “a Petrobrás está de volta, assim como os empregos e o orgulho de ser brasileiro”. Essa retomada de investimentos pelo governo federal em Araucária traz consigo também a esperança de dias melhores para o município, para o estado do Paraná e para o país.
O SISMMAR, desde que a Fafen-PR havia sido desativada, apoiou ativamente a luta dos sindicatos (Sindipetro, Sindiquímica e Sindimont) para que a fábrica fosse reativada e os trabalhadores readmitidos. Assim, aproveitamos para parabenizar essa importante ação de Lula, que marca um novo período na história do Brasil.
O Instituto Federal de Educação em Araucária
Outra ação positiva do governo federal que o sindicato destaca é a vinda do Instituto Federal de Educação (IFPR) para Araucária. Essa implementação do IFPR no município faz parte do programa que o governo criou para ampliar a presença do instituto em outras cidades do país.
Na sexta-feira (16), houve mais uma audiência pública referente à vinda do IFPR. O encontro foi realizado na Prefeitura, às 14h, e foi uma oportunidade para que a população acompanhe de perto como está o processo da instalação do instituto no município.
Outro aspecto importante é que foi informado nessa audiência que nenhum estudante da rede municipal será prejudicado, pois o IFPR Araucária será implementado no imóvel que pertenceu ao Colégio Técnico Industrial (CTI), no bairro Thomaz Coelho.
Essa informação é importante porque, até então, havia rumores de que Unidades Educacionais do município poderiam ser doadas ao Estado. O SISMMAR, inclusive, esteve mobilizado e presente na audiência que ocorreu no dia 24 de junho para marcar posição contrária à essa cessão que prejudicaria os estudantes.
Com a garantia de que isso não irá acontecer, já podemos comemorar a vinda do IFPR para Araucária, o que será um novo marco na Educação Pública do município, pois a população só tem a ganhar.
Viva a Fafen-PR, a Repar e o IFPR em Araucária! Dias melhores virão!