Sempre que são divulgadas as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é a mesma coisa: Prefeituras e secretarias municipais e estaduais de Educação correm utilizar as pontuações como forma de propaganda.
Quando as notas são altas, dizem que é porque investem muito na Educação Pública. Quando as notas não são as desejadas, a culpa é dos professores. O que não dizem é que o Ideb vem sendo utilizado para maquiar a verdadeira situação nas Unidades Educacionais e a desvalorização dos profissionais do magistério por parte de muitos governos municipais e estaduais.
Em Araucária, não é diferente. Na última semana foi divulgado o aumento da nota do município no Ideb, que foi de 5,6 para 6,13. Se avaliar apenas a nota, pode-se ter uma impressão de que esse aumento é resultante da valorização dos profissionais e das condições de trabalho dos professores. Porém, essa não é a realidade no município.
Se Araucária conseguiu aumentar a nota do Ideb em 2024 é porque há trabalhadores comprometidos com a qualidade da Educação na rede municipal, mesmo diante de tantos desafios impostos pela falta de valorização do serviço público durante a gestão Hissam.
Esse governo é marcado pelos ataques diretos ao magistério municipal, como o desrespeito à lei de hora-atividade, a falta crônica de professores em muitas unidades, a terceirização, salas superlotadas principalmente na Educação Infantil, o assédio moral e os Projetos de Lei (PLs) que pretendiam destruir a carreira e a previdência (Pacotaço), entre vários outros exemplos.
Assim, é possível dizer que, embora a nota no Ideb tenha aumentado, as Unidades Educacionais da rede municipal estão muito longe de serem um “paraíso”, pois são muitas as dificuldades enfrentadas.
O que é possível, sim, afirmar é que felizmente Araucária conta com trabalhadores da Educação que lutam muito, e muitas vezes contra o próprio governo, para que os estudantes e suas famílias tenham a melhor Educação Pública possível. Isso mesmo diante de todo o descaso e desvalorização.
Dessa forma, o SISMMAR aproveita para saudar todos os professores e professoras que dão o seu melhor no dia a dia para proporcionar um atendimento educacional de qualidade. É esse trabalho árduo, e que muitas vezes chega a adoecer os profissionais, que vem fazendo a diferença.
O sindicato também reforça que sempre foi contrário à forma como o Ideb calcula a qualidade da Educação Básica porque é um índice que maquia a realidade, já que não leva em conta a precarização das unidades e a desvalorização dos professores. Para o SISMMAR, não é possível medir a qualidade da Educação apenas com o resultado de uma prova de duas horas, o Saeb, e a porcentagem de aprovação de estudantes.
Quanto à Prefeitura e a sua Secretaria Municipal de Educação (SMED), o sindicato seguirá cobrando mais investimentos e que os problemas relatados sejam resolvidos com responsabilidade!
Leia mais sobre a questão do Ideb e o posicionamento do sindicato na edição de maio do jornal Sismmando, disponível em: https://sismmar.com.br/download/sismmando-104a-edicao/
Seguimos na luta por uma Educação Pública, gratuita, laica, universal e de qualidade social em Araucária!