Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O segundo dia da greve dos professores e servidores municipais de Araucária foi mais forte que o primeiro. A adesão ao movimento é quase total e espontânea.

Clique aqui para conferir as imagens do segundo dia de greve.

Pela manhã os servidores se concentraram em grande número na frente do Paço Municipal, tomando as duas pistas da rua Pedro Druszcz.

As várias manifestações de apoio recebidas, especialmente da população, mostraram que a tentativa do prefeito de desconstruir o movimento com panfleto distribuído pela cidade não surtiu o efeito. Ao contrário, só aumentou a indignação.

Pela manhã ocorreram dois momentos emocionantes. Num deles, a guarda municipal veio para a rua engrossar a manifestação. No primeiro dia os guardas que haviam aderido à greve permaneceram aquartelados.

Em seguida os grevistas realizaram um abraço em torno da Prefeitura Municipal, simbolizando a defesa do interesse público. Afinal, o funcionalismo defende amplo investimento no atendimento à população. Isto significa melhores condições de trabalho.

À tarde os servidores voltaram para a frente da Prefeitura e dali saíram em passeata pela cidade. Seguiram até a igreja matriz. Contornaram a praça e retornaram ao paço.

Antes de dispersar, uma comissão com servidores de diversas categorias subiu até o gabinete do prefeito para mais uma tentativa de negociação. Não foram sequer recebidos. O prefeito tem buscado apoio do Judiciário contra o funcionalismo em greve, mas não tem conseguido considerar a greve ilegal. A greve continua forte, legítima e legal.

Nesta sexta-feira, dia 6, a manifestação começa cedo na Câmara Municipal. Alguns vereadores já anteciparam que receberão comissões de servidores. A categoria espera que eles se comprometam a interceder para que ocorram negociações efetivas e esforço da administração municipal para atender as reivindicações dos grevistas.

Também foi anunciada para o terceiro dia de greve a presença de parlamentares do PT, que é o partido do vice-prefeito Rui Souza. Os servidores também esperam que eles intercedam em favor dos trabalhadores, para honrar a origem histórica da legenda.

what you need to know

in your inbox every morning