A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibilizou, no dia 25 de maio, um formulário no qual os trabalhadores da educação devem se posicionar sobre a aprovação, ou não, dos alunos que estão tendo que enfrentar as dificuldades do Ensino a Distância. Trata-se, novamente, de uma tentativa de dividir a categoria, já que a mantenedora joga toda a responsabilidade para os profissionais.
O debate sobre a aprovação ou reprovação dos alunos é complexo. Não há como defender a aprovação, já que o EaD é um modelo de ensino que não supre as necessidades e especificidades do processo de ensino-aprendizagem. E também não há como se posicionar pela reprovação dos alunos, já que, mesmo sem condições, eles foram obrigados a aderir à educação remota.
A posição do SISMMAR continua sendo a mesma desde o início da pandemia de Covid-19: pela suspensão do calendário escolar. O EaD é uma farsa que não contempla a real necessidade dos alunos da rede pública. É uma suposta “solução” para esses tempos de surto de coronavírus que desconsidera completamente a realidade das famílias.
Portanto, o sindicato reforça a necessidade de unidade na luta. Este é o momento em que os professores devem estar unidos contra todos os ataques dos governos e na defesa irrestrita dos nossos direitos. Não é a primeira vez que a SMED tenta dividir a categoria com esse falso discurso democrático. Cabe a nós impedir que a mantenedora, que atua como braço da gestão Hissam, desmobilize a luta.
Nesta quarta-feira (3), haverá duas reuniões virtuais entre a Secretaria e os professores pedagogos e assessores pedagógicos das escolas, CMEIs e CMAEEs. O SISMMAR orienta para que os trabalhadores utilizem esse espaço para reafirmar a defesa pela suspensão do calendário escolar.
Nossa prioridade continua sendo a defesa da vida! FIRMES