Na sexta-feira (08), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) encaminhou à todas as Unidades Educacionais a última proposta de Calendário Escolar 2025 para a ciência dos conselhos escolares. A resposta das unidades, conforme ofício da mantenedora, deve ser enviada até amanhã (13), com a ata devidamente assinada, via IPM.
Essa é a sexta versão de calendário escolar, que foi construída após um amplo processo de negociação entre o SISMMAR, diretores(as) das unidades e a SMED. Para a categoria, a proposta inicial da Secretaria não contemplava as demandas, por isso o sindicato se organizou com as direções e professores para sugerir outra proposta.
Embora a SMED não tenha acatado a proposta do magistério municipal na íntegra, o sindicato destaca que a maior parte do que foi sugerido pelos professores foi contemplada e também atende às resoluções do Conselho Municipal de Educação de Araucária (CME), que regulamenta o calendário.
Nessa última proposta de Calendário Escolar, os 200 dias letivos foram contemplados, todas as emendas de feriado foram garantidas (exceto do aniversário do município), a Semana Pedagógica acontecerá durante a hora-atividade e as reuniões pedagógicas e conselhos de classe acontecerão em horário de trabalho.
O SISMMAR também destaca a importância da disposição da categoria para a luta, pois Araucária é um dos pouquíssimos municípios onde, com organização sindical, conseguimos construir e aprovar um calendário que atende a maior parte das demandas das professoras e professores.