Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Em solenidade realizada no Salão Nobre do Paço Municipal Ignácio Kampa, os conselheiros do Fundo de Previdência Municipal de Araucária tomaram posse dos seus cargos, na tarde de 5 de janeiro, segunda-feira.

Eleita pelos votos dos servidores do Executivo, a coordenadora de comunicação do Sismmar Giovana Piletti ocupou seu lugar no Conselho Fiscal do fundo.

Já Hector Burnagui, também dirigente sindical, eleito com a maior votação em dezembro passado, teve sua posse impedida para o Conselho Administrativo.

O motivo seria um processo por danos morais que a ex-secretária da Educação Ivana Chemelo Opis entrou há alguns anos, por ocasião de uma manifestação de professores. O processo ainda está em tramitação.

Numa ação bem orquestrada, o prefeito Olizandro pediu aos antigos conselheiros do fundo que se manifestassem sobre quem seriam investidos no cargo. Uma assessoria jurídica avaliou e deu parecer contrário ao empossamento de Hector. Os conselheiros acataram.

O professor está entrando com mandado de segurança para assegurar que a vontade da maioria dos servidores municipais seja respeitada. O parecer jurídico aparenta ter sido feito sob medida, pois não se sustenta juridicamente.

Qualquer estudante de Direito conhece o princípio da presunção de inocência. O artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, afirma que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

É por causa deste princípio que Olizandro Ferreira ainda não foi cassado. O prefeito inclusive já conta com sentença que o condena. Mas, como recorreu, se sustenta pela garantia do direito à defesa.

Em seu discurso, o prefeito se mostrou hostil à participação de dirigentes sindicais no FPMA. A citação indica que a presença de representações que defendem os interesses dos servidores municipais pode ser obstáculo aos seus interesses.

Foram investidos nos cargos de conselheiros do FPMA para a gestão 2015-2016:

Eleitos pelos servidores

CONSELHO FISCAL
Pela Prefeitura: Giovana Pilletti, Rosângela Ribeiro da Silva e Jair Antonio Zanin.
Pela Câmara: Lírio Luiz Bonetto Filho.
Pelos aposentados: Inácio Mikosz.

CONSELHO ADMINISTRATIVO
Pela Prefeitura: Marcos Tuleski, Hilario Dybax, Inês F Cezimbra Cantador e Ivete Boletta (no lugar de Hector Burnagui).
Pela Câmara: Márcia Elisabete Dammski e Vera Lúcia Alves.
Pelos aposentados: Vera Inez Laroca

Indicados pelo prefeito

Secretaria: Beatriz Cristina Skraba
Tesouraria: Celso Luiz Venâncio de Britto.

Foto de Rafael Nunes (SMCS-PMA)

what you need to know

in your inbox every morning