No dia 03 de setembro de 2021, os servidores municipais de Araucária estavam protestando contra o aumento da alíquota previdenciária, em frente à Câmara Municipal, quando foram agredidos covardemente por integrantes da Guarda Municipal (GMA) e pelo próprio Secretário de Segurança Pública da época.
Os servidores protestavam do lado de fora da Câmara após terem sido impedidos de acompanhar a sessão plenária em que o Projeto de Lei da alíquota foi votado. Foi nesse momento que membros da GMA e o Secretário partiram para cima dos trabalhadores com tiros de bala de borracha, gás lacrimogêneo, agressões físicas e prisões arbitrárias.
O resultado dessa violência policial foram mais de 20 servidores do magistério e do quadro geral feridos, além de funcionários do SISMMAR e do SIFAR que estavam trabalhando no ato e também não foram poupados das agressões. Ainda neste dia, dois dirigentes das entidades sindicais foram presos injustamente, mesmo feridos por tiros.
Três anos após esse episódio, o SISMMAR vem fazer a defesa da memória da resistência e luta dos servidores de Araucária. Mesmo com tanta violência e injustiça, a categoria jamais desistiu de continuar lutando contra a nefasta Reforma da Previdência capitaneada pelo prefeito Hissam.
A Batalha do 03 de setembro não calou os trabalhadores, que seguiram mobilizados e em luta nos anos posteriores, com greve, paralisações e protestos que culminaram, mais recentemente, na derrota do Pacotaço que poderia ter acabado com a carreira e a previdência de todo o funcionalismo.
Assim, o dia é marcado não apenas pela violência do Estado, mas principalmente pela resistência dos servidores de Araucária em defesa da previdência. Se a gestão Hissam ficou manchada por esse lamentável esse episódio, por outro lado o legado do magistério municipal é o exemplo de luta contra a retirada de direitos.
03 DE SETEMBRO: JAMAIS ESQUECER, NUNCA PERDOAR A VIOLÊNCIA CONTRA SERVIDORAS E SERVIDORES!