Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

batalha 03 de setembro araucária

No dia 03 de setembro de 2021, os servidores municipais de Araucária estavam protestando contra o aumento da alíquota previdenciária, em frente à Câmara Municipal, quando foram agredidos covardemente por integrantes da Guarda Municipal (GMA) e pelo próprio Secretário de Segurança Pública da época.

Os servidores protestavam do lado de fora da Câmara após terem sido impedidos de acompanhar a sessão plenária em que o Projeto de Lei da alíquota foi votado. Foi nesse momento que membros da GMA e o Secretário partiram para cima dos trabalhadores com tiros de bala de borracha, gás lacrimogêneo, agressões físicas e prisões arbitrárias.

O resultado dessa violência policial foram mais de 20 servidores do magistério e do quadro geral feridos, além de funcionários do SISMMAR e do SIFAR que estavam trabalhando no ato e também não foram poupados das agressões. Ainda neste dia, dois dirigentes das entidades sindicais foram presos injustamente, mesmo feridos por tiros.

Três anos após esse episódio, o SISMMAR vem fazer a defesa da memória da resistência e luta dos servidores de Araucária. Mesmo com tanta violência e injustiça, a categoria jamais desistiu de continuar lutando contra a nefasta Reforma da Previdência capitaneada pelo prefeito Hissam.

A Batalha do 03 de setembro não calou os trabalhadores, que seguiram mobilizados e em luta nos anos posteriores, com greve, paralisações e protestos que culminaram, mais recentemente, na derrota do Pacotaço que poderia ter acabado com a carreira e a previdência de todo o funcionalismo.

Assim, o dia é marcado não apenas pela violência do Estado, mas principalmente pela resistência dos servidores de Araucária em defesa da previdência. Se a gestão Hissam ficou manchada por esse lamentável esse episódio, por outro lado o legado do magistério municipal é o exemplo de luta contra a retirada de direitos.

03 DE SETEMBRO: JAMAIS ESQUECER, NUNCA PERDOAR A VIOLÊNCIA CONTRA SERVIDORAS E SERVIDORES!

what you need to know

in your inbox every morning