Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

terceirização e militarização das escolas

Faltam poucos dias para a Eleição Municipal que será decisiva para o futuro da cidade. Em Araucária, a população poderá escolher entre diversas propostas e, nesse meio, há candidaturas que defendem os serviços públicos, como a Educação, a Saúde, a Assistência Social e a Segurança Pública, bem como há as que propõem a sua destruição.

Tem candidato aí que vem defendendo abertamente propostas nefastas para a nossa Educação, como a criação de um projeto semelhante ao “parceiro da escola”, de Ratinho Jr, na rede municipal. Cabe reforçar que esse projeto se trata da privatização e da venda da escola pública, algo que o SISMMAR é radicalmente contrário.

Outra proposta já defendida publicamente por um partido de extrema-direita é a militarização das nossas Unidades Educacionais. Esse é outro ataque ao qual o magistério municipal de Araucária, que tem mais de 34 anos de histórico de luta, não irá aceitar e nem negociar, pois quem entende de Educação é professor e não militar.

O programa “trapaceiros da escola” e a militarização das Unidades Educacionais são projetos completamente opostos ao modelo de Educação que nós, professoras e professoras, defendemos e acreditamos. A luta do magistério sempre foi e continuará sendo por uma Educação Pública, Gratuita, Laica e Universal de Qualidade Social, independente de qual governo administre a cidade.

E que essas candidaturas que propõem tais ataques saibam: nunca nos furtamos da luta nesse município e não iremos ficar de braços cruzados, caso queiram avançar nessas propostas contra a Educação. Em 2023, fizemos a MAIOR GREVE que Araucária já viu e, se necessário for, iremos aumentar a mobilização e fazer outra greve maior ainda!

Diante do governo Hissam, que dizia que poderia aprovar qualquer projeto neste município, nós nos mobilizamos por mais de 03 anos. Com greve, paralisações e protestos, demonstramos a força da nossa mobilização e impedimos a aprovação do Pacotaço que destruiria a carreira e a previdência de todos os servidores municipais.

Nas lutas e nas greves dos professores da rede estadual e a APP Sindicato contra a escola cívico-militar e os “trapaceiros da escola”, também estivemos presentes em apoio e solidariedade. Lá em Curitiba fizemos parte dos protestos rechaçando esses projetos obscuros e aqui em Araucária não será diferente.

Tudo isso para dizer a você, professora e professor, que o dia 06 de outubro está chegando e essa eleição terá impacto direto na Educação da rede municipal. Há quem defenda a terceirização e a militarização das nossas unidades, e esses, precisamos saber, são inimigos da Educação, dos serviços públicos, dos servidores e da população.

Esses não merecem o seu voto, seja para prefeito ou vereador. Quem é a favor da venda da escola pública não merece o seu voto. Quem quer colocar militar aposentado no lugar do diretor eleito democraticamente não merece o seu voto. Quem quiser oprimir os estudantes não merece o seu voto. Quem quiser destruir o nosso Fundo de Previdência não merece o seu voto. Quem quiser retornar com o Pacotaço não merece o seu voto.

Como afirmou o antropólogo e sociólogo Darcy Ribeiro, “a crise da Educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. E nós, professoras e professores, precisamos rechaçar com todas as nossas forças esse projeto neoliberal que quer se instalar em Araucária, tendo como objetivo final acabar de vez com o nosso sonho e luta por uma Educação emancipadora.

Lembre-se: os governos passam, as professoras e os professores do chão da escola ficam!

CANDIDATO INIMIGO DA EDUCAÇÃO PARA VEREADOR E PREFEITO NÃO MERECE SER ELEITO!

what you need to know

in your inbox every morning