Na manhã e na tarde de ontem (30) foi realizado o Coletivo de Aposentadas(os) no formato híbrido. Durante o encontro, foram abordados temas como a luta em defesa da carreira e da previdência (pacotaço), Greve Nacional da Educação, curso de smartphone e andamento dos processos jurídicos.
Sobre o pacotaço, a direção sindical alertou que as(os) aposentadas(os) do magistério correm um grande risco com a proposta da Fundação Instituto de Administração (FIA) de taxar em 14% os que recebem aposentadorias acima de dois salários mínimos. Atualmente, aposentadas(os) que recebem valores abaixo do teto do INSS (R$ 7.507,49) não são taxados.
O coletivo reafirmou que está unido com todo o magistério na luta contra o pacotaço do prefeito Hissam e que estará presente nas mobilizações organizadas pelo sindicato, como a paralisação marcada para o dia 26 de abril, data articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para ser o dia da Greve Nacional da Educação.
Curso de smartphone
A direção do SISMMAR reforçou o convite para que as(os) aposentadas(os) participem do curso de smartphone, que está sendo ofertado pelo sindicato em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
As inscrições seguem abertas e o curso será realizado nos dias 03, 04 e 05 de abril, na sede do SISMMAR. É uma ótima opção para quem deseja aprender a explorar melhor todos os recursos do celular. Mais informações sobre o curso em: https://bit.ly/3M2w9Wf
Processos jurídicos e outros informes
Muitas(os) aposentadas(os) estavam com dúvidas sobre o andamento de seus processos jurídicos, como o processo do reenquadramento (retroativo de 2008 a 2021) e o retroativo da época da gestão Olizandro, que não foi pago, entre outros.
Assim, a direção sindical fez um repasse sobre o andamento desses processos e explicou o que deve ser feito, caso a caso, para que as(os) aposentadas(os) recebam o que têm direito em relação aos processos que estão em fase de execução.
Ainda durante o coletivo, a direção do SISMMAR também aproveitou para convidar as(os) aposentadas(os) para os encontros dos Grupos de Estudos da Pedagogia Histórico-Crítica, sendo o primeiro encontro no dia 17 de abril, às 18h30, com a coordenação da Profa. Dra. Márcia Soczek.
Por fim, o Coletivo de Aposentadas(os) também contou com um debate sobre a importância da atividade física para a qualidade de vida, e o convite para que participem do projeto “Vida em movimento”, voltado para pessoas com idade acima de 60 anos com interesse em esportes, como vôlei, basquete, handebol e peteca – todos adaptados para esse público.
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!
APOSENTADAS(OS) SIM, INATIVAS(OS) NUNCA!
Siga as redes sociais oficiais do SISMMAR para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sismmarmagisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/