MOÇÃO DE REPÚDIO
Nós, servidores públicos municipais, em especial, os professores da rede pública de ensino de Araucária, reunidos em assembleia conjunta entre os sindicatos Sifar e Sismmar aprovamos e encaminhamos a presente moção de repúdio dirigida a Waldiclei Barboza colunista do jornal O Popular do Paraná. Em sua coluna intitulada a “Balela da Greve”, publicada na edição 744, de 30 de julho de 2013, insinua que os professores “não dispensam oportunidade para gazear aulinhas”. Consideramos tal expressão uma forma desrespeitosa de se dirigir aos trabalhadores em educação, que estão em luta pela defesa dos seus direitos.
Não é a primeira vez que esse cidadão se utiliza do espaço do jornal em que trabalha para destilar ódio contra os professores e contra os sindicatos, induzindo a opinião pública a construir a imagem de que todos os profissionais da educação são descomprometidos e incompetentes para ensinar. Os argumentos utilizados demonstram completo desconhecimento da realidade da escola pública e do trabalho dos professores que ele se aventura a criticar.
Atuamos em escolas com precárias condições de trabalho e, apesar disso, nos dedicamos a tarefa de formar e educar as crianças e os jovens desta cidade. Waldiclei Barboza não tem legitimidade para tecer críticas vazias aos educadores, pois desconhece nosso cotidiano.
Fazemos votos de que tome apreço pela verdade, pelo bom senso e pelo respeito, passe a tomar mais cuidado com os termos que utiliza em suas colunas e que não se pronuncie sobre assuntos que desconhece. Precisamos melhorar a educação pública e para isso, ideias e propostas são bem vindas, algo que tal pessoa demonstra ser incapaz de formular.
Pela sua postura preconceituosa e pelo ódio que vocifera em suas colunas, merece nosso repúdio, ao exercer sua liberdade de expressão para atacar de forma generalizada os professores da rede pública municipal e desqualificar a digna luta de todos os servidores por direitos que hoje estão sendo negados pela prefeitura. Waldiclei Barboza presta um desserviço a educação pública.