Está agendada para amanhã (1º), às 13h30, na Prefeitura, a próxima reunião da Comissão de Estudos da Carreira e Previdência. Esse será o oitavo encontro da comissão, que desta vez irá debater sobre cargos específicos.
A proposta de discussão sobre esse tema partiu do SISMMAR e do SIFAR com o objetivo de fazer um contraponto à proposta de “cargos largos”, ou “cargos amplos”, da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Os sindicatos entendem que as atribuições de cada cargo no serviço público devem ser respeitadas porque envolvem qualificação e formação continuada (atividade de qualificação por processos de formação continuada em serviço). Por exemplo, um(a) servidor(a) que possui formação de técnico de enfermagem não tem habilitação e nem preparo para trabalhar na área de saúde bucal.
Portanto, misturar as funções, como quer a proposta de cargo largo da FIA, é algo que destrói a qualidade do serviço público. Cada cargo corresponde à uma formação específica, com conhecimentos técnicos específicos, e por isso precisam ser debatidos detalhadamente pela comissão.
Mesmo o servidor que ingressou em um cargo de nível médio vai se qualificando em uma área, caso haja plano de carreira. Assim, exigir atribuições para o qual o servidor não tenha conhecimento é colocar em risco não apenas o servidor, mas principalmente a pessoa atendida.
Andamento da comissão
Até o momento, foram discutidos temas como a contratação da Fundação Instituto de Administração (FIA), que é alvo de Comissão de Inquérito (CI) na Câmara de Vereadores; pagamento por subsídio, avaliação por desempenho, progressões, triênio, quinquênio e terceirização dos serviços públicos.
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!
NÃO AO PACOTAÇO!
Fique atento(a) ao site e às redes sociais do SISMMAR para não perder nenhuma informação.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: www.facebook.com/sismmar.magisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/