A Consulta Pública sobre o programa “Parceiros da escola” foi finalizada nesta segunda-feira (09), às 20h30, em dezenas de escolas estaduais. No Colégio Estadual Vespertino Pimpao, localizado no bairro Thomaz Coelho, em Araucária, a comunidade escolar se mobilizou e disse um grande NÃO ao projeto do governador Ratinho Jr.
Graças à intensa luta da comunidade escolar em conjunto com a APP Sindicato, a gestão da unidade não será terceirizada. No total, 183 pessoas votaram contra o “Parceiros da escola”, enquanto 47 votaram a favor e 1 pessoa votou nulo. O resultado é grande uma vitória para o colégio e toda a comunidade.
Desde o início dessa luta contra a terceirização das escolas o SISMMAR apoiou a mobilização e se solidarizou com toda a comunidade. O sindicato esteve presente na greve de julho deste ano contra o projeto de Ratinho e a direção sindical somou em diversos atos contra o programa, realizados em frente ao Colégio Pimpao.
Cabe destacar que o governo estadual utilizou de diversas manobras para tentar entregar o colégio aos empresários. Ratinho e SEED tentaram impedir estudantes de 16 anos completos de votar, tentaram emplacar uma liminar que favorecesse a aprovação do programa caso a unidade não atingisse o quórum da votação e, ainda, tratoraram a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que suspendeu o programa em 15 de novembro.
Mesmo diante de tantas dificuldades, venceu a mobilização da comunidade escolar. Assim, o SISMMAR aproveita para saudar todas e todos que participaram dessa luta, a APP Sindicato, a associação de moradores do Thomaz Coelho e parabeniza por essa importante vitória.
A escola é pública, é gratuita e é do povo!
NÃO ao “Parceiros da Escola”!