Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Com fotos e  informações do Sismmac

O Sindicato do Magistério de Curitiba (Sismmac) foi sede da Conferência Livre Intermunicipal da Conae 2014, na manhã de sábado, 18. O Sismmar participou do evento, que reuniu sindicatos de professores municipais de Curitiba e de cidades da região metropolitana.

O professor César Augusto Minto (USP) abriu o debate sobre o Eixo IV da Conae 2014, que trata da Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

O vice-presidente da Adusp resgatou a história de lutas dos trabalhadores da educação por espaços para afirmar sua representatividade. O professor relembrou fatos desde a constituinte de 88, com os fóruns em defesa da escola pública e os congressos de educação dos anos 90 – Conebs.

Minto também abordou a situação nacional. Falou da burocracia que tolhe a possibilidade de avançar um projeto dos trabalhadores, e da falta de interesse do poder público em melhorar setores estratégicos, como saúde e educação.

Eixo IV e as conferências

Os presentes levantaram diversos problemas no documento referência da Conferência Nacional. Ele não estabelece prazos em diversos pontos. Quando estabelece, as datas são genéricas e não atendem aos anseios dos trabalhadores da educação.

Durante o encontro foi ressaltada a necessidade de intervir criticamente nos espaços formais da Conae, como as conferências municipais, estaduais e nacional; de atuar organizadamente para revelar a real situação da educação no Brasil.

Encaminhamentos

O debate da Conferência Livre está sendo sistematizado. Em breve o Sismmac colocará à disposição dos interessados os apontamentos sobre a valorização dos trabalhadores da educação.

what you need to know

in your inbox every morning