O Conselho Nacional de Entidades (CNE), organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), aconteceu nos dias 01 e 02 de fevereiro, em Brasília (DF), e a Coordenadora Geral do SISMMAR Kathleen Marczysnki esteve presente nas reuniões representando o magistério municipal de Araucária.
No primeiro dia, a pauta foi a avaliação da conjuntura dos trabalhadores em educação e os desafios que persistem para a classe em todo o país. A carreira dos professores, os precatórios do Fundeb e a Lei do Piso Nacional da Educação foram os principais pontos de debates.
Durante a reunião, foi aberto um espaço de discussão aos membros das entidades, que compartilharam os desafios da categoria em seus estados e municípios e em âmbito nacional. Sobre Araucária, a Coordenadora Geral do SISMMAR informou que o sindicato está na luta para que a Prefeitura implemente o piso na carreira, ao invés do pagamento por complementação, e falou sobre a cobrança para que o município pague os retroativos do piso referentes aos anos de 2022 e 2023.
A dirigente sindical também relatou sobre a cobrança do sindicato pelo descongelamento do tempo de pandemia para fins de direitos e sobre a brava luta que o magistério municipal e os demais servidores municipais vêm travando em defesa da carreira, da previdência e contra o Pacotaço do prefeito Hissam. Em 2023, mais de 2.500 servidores aderiram à greve geral que impediu a aprovação do pacote de maldades, que pode retornar a qualquer momento neste ano.
Outros assuntos, como as resoluções da Conae 2024 e a Lei de Diretrizes para a Carreira dos Trabalhadores em Educação também foram tema dos debates que o SISMMAR participou.
Veja mais informações sobre as estratégias que foram definidas no segundo dia do CNE em: http://tinyurl.com/2s3rfay3
Calendário de mobilizações
Ainda durante o Conselho Nacional de Entidades, foi aprovado o calendário das principais mobilizações dos/as trabalhadores ao longo do ano. Confira:
- Jornada Latino Americana e Caribenha de Integração dos Povos
Data: de 21 a 24 de fevereiro de 2024.
- Conferência da IEAL, em Costa Rica
Data: de 7 a 9 de abril de 2024.
- 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
Data: de 22 a 26 de abril de 2024.
- Marcha da Classe Trabalhadora
Data: dia 22 de maio de 2024.
- 9º Congresso da Internacional da Educação (IE), em Buenos Aires
Data: de 29 de julho a 2 de agosto de 2024.
–
Seguimos na luta por uma Educação Pública de qualidade e por melhores condições de trabalho!