Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

docência II

A direção do SISMMAR esteve reunida com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), nesta terça-feira (09), para tratar de demandas dos profissionais da Docência II, como hora-atividade (HA), formação específica, remoção e designação, prioridade dos professores de Educação Física, Artes e Inglês, cumprimento da Lei 1835/2008 e cessão de professores ao Estado.

Sobre a hora-atividade, a SMED informou que as Unidades Educacionais podem tentar reunir as HA por disciplina também, mas que a prioridade ainda são as HA por série.

Formação específica

A mantenedora alegou que tem ofertado diversas formações aos profissionais da Docência II, mas que a adesão, em alguns casos, tem sido baixa. Já a direção do sindicato ponderou que algumas faltas em formações têm ocorrido devido aos ajustes internos das unidades, que acabam impedindo a participação dos professores.

O SISMMAR também ponderou a necessidade da formação básica na alfabetização, ao que a SMED argumentou que atualmente está com um curso de letramento e alfabetização que ocorre nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras.

Ainda nas discussões sobre formação, o sindicato explicitou mais uma vez que não foi uma escolha dos profissionais da Docência II estar nessa situação e que a formação deve contemplar as necessidades desses trabalhadores.

Remoção e designação

Acerca do processo de remoção e designação, a direção do SISMMAR solicitou que no ato da escolha de Unidade Educacional o professor de Docência II saiba com antecedência qual será a sua atuação no local de trabalho.

Em consenso, o sindicato e a SMED combinaram de criar um grupo de trabalho a fim de analisar a situação e também os critérios das escolhas de turmas para 2024.

Prioridade dos professores de Ed. Física, Artes e Inglês

Na reunião, ficou encaminhado que, se houver concurso para professores de Educação Física, Artes e Inglês, os profissionais de Docência II dessas disciplinas vão ter prioridade na escolha no próximo ano.

Cumprimento da Lei 1835/2008

Sobre o cumprimento da Lei Municipal 1835/2008, do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a mantenedora afirmou que o quarto e o quinto ano serão preferencialmente para a atuação dos professores de Docência II.

A SMED também expôs que muitos desses profissionais acabam assumindo as turmas que a Unidades Educacionais propõem, ao invés de assumirem as turmas que deveriam assumir. Sobre esse problema, a direção do SISMMAR cobrou que a lei do PCCV seja cumprida.

Cessão de professores ao Estado

Durante a reunião, a mantenedora orientou que o sindicato encaminhe um ofício solicitando a cessão de professores da rede municipal para a rede estadual, e já adiantou que só irá aceitar essa proposta se o Estado se comprometer em assumir os pagamentos dos profissionais.

O SISMMAR informa que já oficiou a SMED para obter os termos de cessões das escolas ao Estado. Com esses documentos em mãos, o sindicato irá cobrar junto ao Ministério Público (MP) as contrapartidas que o Estado não tem feito e o ônus que o município tem com a estadualização.

Além de todas essas demandas já debatidas com a Secretaria, o SISMMAR aproveita para convidar os profissionais da Docência II para o Conselho de Representantes (CR), que acontece amanhã (11), às 08h e às 13h30, na sede do sindicato – Av. Beira Rio, 31, Iguaçu.

Durante o CR, o Assessor Jurídico Dr. Ludimar Rafanhim irá fornecer maiores explicações sobre o processo de hora-aula e hora-relógio. Participe, convide os colegas de sua unidade e venha entender como está o andamento desse processo!

Siga as redes sociais oficiais do SISMMAR para ficar por dentro das notícias do magistério.

Site: www.sismmar.com.br

Facebook: facebook.com/sismmarmagisterio

Instagram: @sismmar.araucaria

Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/

what you need to know

in your inbox every morning