Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Na terça-feira, realizamos o Conselho de Representantes do mês de junho, momento fundamental para o debate de diversas pautas de interesse da categoria. Entre os temas discutidos estiveram a equiparação salarial, a regulamentação da substituição, a apresentação do Conselho de Ética, a agenda de lutas do segundo semestre, além de informes importantes — como a reposição em relação à paralisação do dia 4 de junho.

Iniciamos a reunião retomando a pauta prioritária do Magistério, aprovada em dezembro de 2024, documento que fundamenta as negociações que ocorrerão com o governo municipal. O conselho de representantes consolidou a importância deste documento, indicando a continuidade das mesas de negociação no segundo semestre deste ano. Sobre a equiparação salarial, foi encaminhada a realização de uma live — que deverá acontecer nas próximas semanas, para apresentar a tabela salarial e aprofundar o debate, fortalecendo essa bandeira como central na mobilização de todo o Magistério.

Quanto à regulamentação da substituição/dobra de padrão, foram discutidas possibilidades de avanço na legislação que trata deste ponto, além de retirar do decreto a possibilidade de falta na substituição nos casos de atestado.

Outro momento importante da reunião foi a apresentação dos integrantes do Conselho de Ética. Ressaltamos a necessidade de celeridade nos trabalhos, para que as demandas recebidas sejam analisadas com atenção e resolvidas da melhor forma possível.

Como já havíamos informado, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) encaminhou ofício às direções das unidades educacionais solicitando o registro de falta dos servidores que aderiram à paralisação do dia 04/06. Diante disso, o Conselho de Representantes deliberou pela convocação urgente de uma reunião com os diretores escolares. O encontro aconteceu na manhã do dia 25 e serviu para reforçar a importância de buscarmos coletivamente formas de impedir o lançamento da falta no boletim de frequência. Também destacamos a próxima rodada de negociação com a gestão municipal, marcada para hoje (27) onde reiteramos a defesa do direito de greve e a não atribuição da falta aos servidores que participaram da mobilização.

O SISMMAR permanece em movimento, divulgaremos novas agendas de luta, que envolvam as comunidades escolares, associações de moradores, para ampliarmos a toda a comunidade escolar a importância de nossa pauta! 

what you need to know

in your inbox every morning