Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

dia de paralisação

Atenção, professores e aposentados do magistério municipal de Araucária! Amanhã (26), será realizado o dia de paralisação, a partir das 08h, em frente à Prefeitura. Nesse período da manhã, acontecerão atividades de rua e uma caminhada.

A paralisação organizada pelo SISMMAR é fundamentada juridicamente em razão das seguintes pautas não atendidas pelo governo municipal:

É de fundamental importância que todas e todos estejam presentes nesse momento decisivo, pois não podemos esperar que os ataques aos direitos avancem. A hora de lutar é agora e o sindicato conta com a sua presença para fortalecer a categoria!

45º Congresso do FPMA

O 45º Congresso do FPMA acontece a partir das 13h30, no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza – Rua Ceará, 120, Cachoeira. O evento faz parte da programação do dia de luta do magistério e, portanto, o sindicato convoca a presença de todas e todos para que juntos façamos o maior congresso da história do Fundo, assim como foi em 2022.

Durante o Congresso do FPMA, o advogado Dr. Ludimar Rafanhim e o atuário Luiz Claudio Kogut farão uma apresentação sobre os impactos legais e atuariais da Reforma da Previdência para que os servidores entendam os perigos dessa reforma proposta por uma empresa privada contratada pela Prefeitura pela bagatela de R$ 10 milhões.

O FPMA também irá se posicionar oficialmente acerca dessas propostas legislativas. Por isso, não deixe de participar presencialmente. Vamos à luta pela aposentadoria e na defesa do atual modelo de gestão do Fundo, que é gerido pelos trabalhadores.

Camisetas de luta

O SISMMAR informa que nesta quarta-feira serão distribuídas as camisetas de luta do sindicato. Para fazer a retirada, é necessário ser filiado ou fazer a sua sindicalização na hora, e preencher a lista com o nome, unidade e número de matrícula. A camiseta é totalmente gratuita para os sindicalizados.

Prova Paraná

Muitos professores têm procurado o sindicato com dúvidas em relação à Prova Paraná, que estava marcada para o mesmo dia da paralisação. Conforme o Ofício nº 2014/2023, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a orientação é para que a data de aplicação da prova seja alterada para os dias 27 e 28 de abril.

Reposição do dia letivo

Sobre a reposição do dia letivo, a mantenedora orienta que as Unidades Educacionais que aderirem à paralisação de amanhã sigam a Instrução Normativa nº 18/2022 para o organizar o projeto de reposição para fins de cumprimento do calendário escolar.

A SMED também solicita que as Unidades Educacionais encaminhem, por meio do IPM, a manifestação quanto à adesão à paralisação, bem como a relação dos servidores para fins de controle de cumprimento de jornada de trabalho.

Já a Assessoria Jurídica do SISMMAR orienta que as direções das Unidades Educacionais encaminhem o projeto de reposição, segundo a IN 18/2023, nos casos em que a unidade irá paralisar totalmente.

Se a unidade aderir parcialmente à paralisação, a orientação é para que se encaminhe a relação dos servidores participantes do movimento destacando que suas turmas serão dispensadas e o projeto de reposição encaminhado conforme a IN 18/2023.

IMPORTANTE: o Ofício Externo nº 2014/2023, da SMED, não exige que as Unidades Educacionais enviem essa relação dos nomes dos servidores na data de hoje.

Trabalhadores terceirizados

Sobre os trabalhadores terceirizados, a SMED ressalta que os(as) Diretores(as) das Unidades Educacionais deverão informar as empresas responsáveis sobre a decisão da dispensa. Acerca da reposição do dia pelos terceirizados, ressalta que somente a empresa que presta serviço de limpeza permite a reposição fora do horário contratual de trabalho.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como irá funcionar este dia de paralisação, entre em contato com o SISMMAR através dos números 3642-1280 ou 41 99933-0822 (WhatsApp).

Vamos à luta, professores e professoras. Esperançar não é esperar e a hora é agora!

PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!

Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.

Site: www.sismmar.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/sismmarmagisterio

Instagram: @sismmar.araucaria

Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/

what you need to know

in your inbox every morning