Encerrou, na última sexta-feira (19), a reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE. O evento reuniu, em Brasília (DF), os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores em Educação filiados à Confederação de todo o país.
Durante os dois dias de evento, que iniciou na quinta-feira (18), o CNE dedicou-se ao debate das lutas dos professores e da análise da conjuntura atual. O SISMMAR esteve presente e participou desses debates, representado pela dirigente sindical e Professora-Pedagoga Simeri de Ribas Calisto e a professora de Educação Infantil Lisiane de Fátima Ribas.
Com base nas reflexões trazidas pelos dirigentes, na sexta-feira foi aprovado, em regime de votação, o calendário de mobilizações do segundo semestre de 2024, bem como os encaminhamentos para atuação da CNTE e suas bases.
Confira abaixo:
Agenda de mobilizações
Foram definidas as seguintes datas de mobilizações da classe trabalhadora em educação para o segundo semestre de 2024:
Julho
– 26/07 a 010/8- Congresso da IE/ Argentina;
– Dia 30/07 – Manifestação Nacional contra os Juros Altos.
Agosto
– Plataforma Eleitoral – Buscar votos para eleger bancada de Trabalhadoras/es em Educação (Vereadoras/es e Prefeitos/as);
– Dia 06/08 – Manifestações pela Valorização dos/as Profissionais da Educação;
– Dia 14/08 – Realizar Atos Públicos em Defesa da Educação Básica.
Setembro
– Buscar votos para eleger Trabalhadoras/es em Educação para vereadoras/es e prefeitas/os;
– Dia 07/09 – Mobilizar e participar das manifestações do Grito dos/as Excluídos/as;
– Dia 19/09 – Ocupar as redes sociais divulgando as ideias e pensamentos de Paulo Freire por uma escola emancipadora.
Outubro
– Dias 06 e 27/10 – Atuar nas eleições municipais;
– Dia 05/10 – Manifestações para divulgar o Dia Mundial do Docente;
– Dia 24/10 – Realizar atos públicos pela valorização das/os profissionais da educação;
– Dias 29 e 30/10 – Seminário Internacional da Educação, em Fortaleza/CE – ação paralela ao encontro dos/as ministros/as da Educação do G20;
– Dia 30/10 – Reunião da direção da CNTE, a partir das 18h;
– Dias 31/10 e 01/11 – Reunião do CNE-CNTE;
Novembro
– Dia 11/11 – Atos públicos em defesa do PNE como projeto de nação;
– De 14 a 19/11 – G20 Social e Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro;
– Dia 20/11 – Manifestações de combate ao racismo;
– De 20/11 a 10/12 – 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Dezembro
– Dia 01/12 – Manifestações de combate à AIDS;
– Dia 10/12 – Manifestações pelo fortalecimento dos direitos humanos.
Encaminhamentos:
- Construir um instrumento para fazer chegar em cada trabalhador/a da educação os endereços digitais de todas as redes sociais da CNTE. O intuito é que as bases tenham acesso todos os canais de comunicação da entidade, conheçam as pautas e compartilhem o debate em seu local de trabalho;
- Criar um instrumento para ampliar o diálogo popular, para comunicação com a comunidade escolar. De forma objetiva e com a linguagem adaptada a cada segmento da comunidade escolar;
- Criar a Comissão para o Plano Nacional de Educação (PNE), que cuidará das emendas ao PL 2614/24, e organizará a estrutura de debates sobre o novo PNE. O objetivo é que o diálogo chegue em cada município, estabelecendo relação com as bases para que essas compreendam o conteúdo almejado e o patamar que a educação alcançará com o Plano;
- Criação da comissão de representação sindical para debater as indicações e ações que garantam que os sindicatos dos trabalhadores em educação e a CNTE possam representar todas as pessoas que compõem a educação básica pública;
- Não lutar contra a tecnologia, mas sim contra a plataformização da educação;
- Organizar estratégias de curto, médio e longo prazo para enfrentar a plataformização da educação;
- Denunciar o não aprendizado dos estudantes a partir do uso das plataformas de educação e estipular como o debate sobre o tema pode chegar nas escolas;
- Refletir junto com a comunidade escolar sobre a educação desejada;
- Disputar a comunicação; fortalecer a formação da base e a discussão sobre o piso salarial e concurso público; questionar a instalação de câmeras em sala de aula; Lutar pela redução da jornada de trabalho; insistir na luta por operações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Denunciar e repudiar as manipulações de avaliações que buscam melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);
- Atuar de forma forte e ativa nas eleições municipais para que a educação ganhe espaço nas prefeituras;
- Resistir e avançar na luta contra o desmonte da educação pública;
- Adaptar a representação sindical às realidades dos contratos temporários, terceirizados, entre outros, uma vez que esses trabalhadores já são maioria nas redes de ensino e necessitam ser representados enquanto cargos efetivos não são recuperados; e
- Investir nas mídias sociais dos sindicatos para se aproximar dos trabalhadores não efetivos e efetivos, apresentando e dialogando a defesa de suas pautas.
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