Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Durante o último Conselho de Representantes, a direção do Sismmar ouviu várias reclamações de que há turmas com excesso de alunos em sala. Isto significa o descumprimento da Resolução 02/2010, do Conselho Municipal de Educação.

O desrespeito se dá em especial nasturmas com alunos inclusos. Para que o/a professor/a possa dar a devida atenção a todos, deve ser diminuído o número de estudantes por sala. Para cada incluso deveria ser reduzida a quantidade de alunos.

A resolução do CME adotou inicialmente uma fórmula de transição. Anunciou a quantidade de alunos recomendada por turma, mas admitiu alguns a mais. Esta flexibilização acabou em 2011. Não existe mais o número admitido acima do limite.

Além de levar a reclamação à Smed, as escolas devem compartilhar o problema com os pais, debater no Conselho Escolar e levar a questão ao Conselho Municipal de Educação.

É importante informar o Sismmar sobre o andamento das reclamações, para alimentar a luta pela regulamentação da resolução do CME. A categoria aprovou em assembleia uma proposta e ela faz parte da Pauta de Reivindicações 2013.

O item 19 propõe o número de estudantes por sala, conforme segue:
1º ano – 20 estudantes
2º ano – 20 estudantes
3º ano – 25 estudantes
4º ano – 30 estudantes
5º ano – 30 estudantes
6º a 9º ano – 35 estudantes

what you need to know

in your inbox every morning