Nesta quinta-feira (28), foi realizado o Conselho de Representantes (CR) do mês de abril com importantes encaminhamentos para a Campanha de Lutas do magistério municipal. A luta pela data-base, contra as alterações na Previdência e contra a reforma Administrativa foram os destaques da reunião.
A direção do SISMMAR fez um repasse sobre os relatórios da Fundação Instituto de Administração (FIA) que foram analisados pelo grupo de estudos. A Prefeitura pretende seguir a Emenda Constitucional 103, que altera o sistema de Previdência.
Segundo os documentos emitidos pela FIA, a gestão Hissam deve promover alterações, como o aumento da idade mínima e de tempo de serviço para a aposentadoria, voltar a propor a taxação de aposentados(as) acima de dois salários mínimos e alterar a forma de gestão do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA).
Sobre a Reforma Administrativa, os relatórios da FIA mostram que o objetivo é atacar o plano de carreira dos(as) servidores(as) do magistério e acabar com os avanços por tempo de serviço, além promover a terceirização de diversas categorias do funcionalismo, aumento no número e salário de cargos comissionados.
A previsão é que esses ataques se transformem em projetos de lei no mês de agosto, portanto é fundamental que os(as) profissionais do magistério estejam mobilizados e aguerridos na luta contra a retirada de direitos. No mês de maio, o sindicato terá uma extensa agenda de mobilizações e é muito importante que os(as) professores(as) estejam atentos(as).
Outros assuntos
Durante o CR, foram definidos os representantes que vão participar do processo de alteração da Lei Municipal 3508/2019 (Lei de Consulta Pública para Diretores). Kathleen Marczynski e Gilmar Silva serão os representantes do magistério.
Também foram feitas as indicações de representantes do SISMMAR para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir): Jorge Galarce e Adriana Martins.
Venha para a luta. Valoriza já!
No dia 20 de maio (sexta-feira), às 14h, será realizado um novo ato das(os) aposentadas(os), com mesa de negociação junto a Prefeitura para debater as pautas desse grupo. O sindicato convida todos e todas para reforçar o ato.
No dia 26 é paralisação total! Nessa data teremos a negociação da data-base com a gestão Hissam e, após a reunião, Assembleia para que o magistério avalie a proposta do governo e defina os próximos passos da luta. Sua participação é fundamental, a luta é de todos e todas!
VALORIZA JÁ!
Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: facebook.com/sismmar.araucaria
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/