Com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas com idade igual ou acima de 50 anos, o SISMMAR, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), ofertou o Curso básico de smartphone nos dias 03, 05 e 06 de abril, na sede do sindicato.
Estamos na Era Digital e, sem dúvidas, as(os) aposentadas(os) têm muito a contribuir, tanto na vida cotidiana quanto na luta sindical. Com o curso da Celepar, essas pessoas tiveram uma excelente oportunidade de aprender a explorar melhor os recursos e aplicativos dos celulares (Android e iOS).
Assim, agora as(os) aposentadas(os) conseguem ter mais autonomia para participar dos grupos e atividades online do sindicato, e também nas diversas situações da vida que exigem algum conhecimento digital para se comunicar através do smartphone.
A Coordenadora de Assuntos Pedagógicos e Formação Política do SISMMAR, Ana Lúcia Ribeiro dos Santos, explicou que a ideia de ofertar o curso de smartphone surgiu através de uma demanda das aposentadas. “A partir de 50 anos, a gente percebia uma dificuldade com a questões básicas de tecnologia e de celular. Por isso, fomos atrás de quem pudesse nos ajudar com isso, o que felizmente ocorreu com a Celepar”, disse.
Ana Lúcia também explicou que o curso foi muito valioso porque permitiu que esse público tenha mais autonomia. “Com o que aprendemos, agora é possível, por exemplo, pesquisar quais farmácias têm os menores preços de remédios, bem como acessar as ofertas de mercado pela internet ao invés de ter que ir até esses locais”, completou.
Durante o curso, teve quem se animou bastante com a possibilidade de aprender a mexer no celular, como a professora aposentada Madalena Salak, de 71 anos, que ganhou um smartphone novo da família como forma de incentivo para fazer o curso no SISMMAR.
“Essa é a primeira vez que estou usando o celular, pois achei que nunca ia aprender a fazer e atender ligações, fotografar e utilizar o WhatsApp. Nunca imaginei que eu entraria novamente numa sala de aula para ainda estudar”, contou a professora aposentada.
“Com certeza esse curso irá mudar a minha vida, pois, agora, se eu passar por alguma emergência, basta ligar para algum familiar e alguém poderá me ajudar. Antes, sem saber usar um celular, estávamos apenas eu e Deus”, completou Madalena.
Além da Celepar, o SISMMAR também aproveita para agradecer a APP-Sindicato por ter ajudado a ofertar esse curso que agregou tanto aos participantes. Essa foi uma importante atividade de inclusão digital e acesso à cidadania. Todos os participantes do curso básico de smartphone ganharam uma certificação da Celepar.
O sindicato aproveita para informar também, desde já, que o curso terá continuidade em outros momentos, com a etapa avançada. Portanto, fique atento aos canais oficiais de comunicação do SISMMAR para não perder essa oportunidade!
Siga as redes sociais oficiais do sindicato para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sismmarmagisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/