O ano letivo começou no início deste mês e, até o momento, dezenas de estudantes da rede estadual estão fora da escola devido à falta de investimento e desorganização da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e do governador Ratinho Jr. O governo tem ciência de que faltam vagas nos colégios de Araucária, porém nada foi feito.
É dever do Estado garantir o direito à Educação das crianças e adolescentes, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dezenas de famílias araucarienses estão desesperadas por estarem com os filhos fora da escola e, conforme informações obtidas pelo SISMMAR, acionaram o Conselho Tutelar do município, que irá ingressar uma ação no Ministério Público (MP) pela falta de vagas.
Mesmo sendo a entidade representativa dos professores do munícipio, há anos o SISMMAR alerta para a falta de investimento do governo estadual na Educação em Araucária. Diversas unidades municipais já foram cedidas à rede estadual, enquanto nenhum dos últimos governadores se preocupou em construir novos colégios na cidade. O resultado é o que se vê agora.
Hoje, a maioria das escolas da rede estadual está em prédios de escolas municipais justamente porque o Estado não constrói colégios estaduais há anos no município. Além de não ser o suficiente para abrigar todos os estudantes da SEED, essa dualidade prejudica a população, pois impede que a Prefeitura oferte mais vagas nas escolas integrais.
É urgente que o governador Ratinho Jr. e a SEED resolvam essa situação para amenizar os prejuízos que já foram causados a esses estudantes. Os adolescentes já perderam o início do ano letivo e sofrem com a incerteza, pois não sabem se vão poder estudar. Assim, passou da hora do Estado resolver essa situação de uma vez por todas.
Embora a rede estadual não seja de responsabilidade da Prefeitura, também é importante que o Executivo pressione o governador e a SEED para que tomem as devidas providências e ofertem novas vagas. A população, as crianças e os adolescentes não podem ser prejudicados por essa falta de responsabilidade.
Enquanto o governo estadual despeja dinheiro público na propaganda do kit de material escolar, que sequer chegou à todas as famílias (cerca de 122 mil ainda aguardam, segundo denúncia do jornal Plural), e da suposta “melhor educação do Brasil”, a realidade é que dezenas de estudantes estão sem poder estudar devido à ineficiência de Ratinho Jr, que tem se mostrado um dos maiores inimigos da Educação dos últimos tempos.
Além de não investir na construção de novos colégios estaduais em Araucária, vale lembrar que o Rato vem se destacando negativamente por ataques à Educação e aos professores e estudantes, como o programa Parceiros da Escola, a plataformização e a implementação de escolas cívico-militares, projetos amplamente reprovados pela APP Sindicato, professores e comunidade escolar.
Menos propaganda, mais escolas estaduais em Araucária!
Lugar de criança e adolescente é na escola, governador!