Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O coordenador adjunto do Sismmar, Nilo Silva Pereira Netto, será premiado pelo Centro Cultural Humaitá no dia 20 de novembro pelo trabalho que realiza na área da educação das relações etnicorraciais. O prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas 2012 – que visa a partilha de conhecimentos e promoção da reflexão para efetiva inserção dos conteúdos indígenas, africanos e afrobrasileiros no cotidiano escolar –  será entregue aos educadores, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete, s/n Centro Cívico, Curitiba/ PR).

Segundo o Centro Humaitá, dos 55 projetos inscritos, apenas 13 receberão o prêmio Orirerê. O professor de educação física, Nilo Silva Pereira Netto, foi contemplado na categoria individual com o projeto “A capoeira como conteúdo da Educação Física escolar”, o qual faz parte da sua prática pedagógica em Educação Física na Rede Municipal de Araucária. “Agradeço ao Centro Cultural Humaitá pela militância incansável e pela premiação. Aos colegas de trabalho e a todos os meus alunos e alunas da Escola Balbina Pereira de Souza que constroem comigo, cotidianamente, uma Educação Física cheia de sentido. Abdias vive”, comemorou o professor premiado lembrando Abdias Nascimento, um dos maiores defensores da defesa da igualdade para as populações negras e da cultura afrobrasileira.

Desde 2009 o Humaitá reconhece o trabalho de professores, equipes multidisciplinares e comissões étnicorraciais que atuam com práticas de aplicação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, as quais determinam a inclusão da arte e cultura indígena, africana e afrobrasileira nos currículos escolares.

Os projetos foram avaliados pela Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-raciais, Conselho Municipal e Estadual de Educação.  

what you need to know

in your inbox every morning